Anne Enright - Booker Prize 2007

Prêmios literáriosDepois da premiação de Doris Lessing com o Nobel, mais uma surpresa no meio literário com a divulgação do romance ganhador do Man Booker Prize de 2007. Nem o britânico Ian McEwan com "On Chesil Beach" ("Na Praia", Editora Companhia das Letras) e muito menos o neozelandês Lloyd Jones com "Mr. Pip" ("O Sr. Pip", Editora Rocco), que eram considerados favoritos nas casas de apostas, foram agraciados com o prêmio de 50.000 libras (cerca de 102.000 dólares).

A escritora irlandesa Anne Enright, 45 anos, que pela primeira vez figurou na lista de candidatos ao Booker Prize, foi a escolhida com o romance "The Gathering" ("O Encontro"), que conta a história de três gerações de uma família irlandesa. O livro, o quarto de Anne (nenhum deles publicado no Brasil), é narrado do ponto de vista de uma das protagonistas, Veronica Hegarty. Ela estuda a história da família numa tentativa de encontrar sentido para a morte de seu irmão Liam, um alcoólatra que decide se suicidar jogando-se ao mar.

O Man Booker Prize, criado em 1969 (ver shortlist 2007 e relação completa de ganhadores), é um dos mais prestigiados prêmios literários internacionais, conferido à melhor obra de ficção publicada no ano por um autor do Reino Unido, da República da Irlanda ou dos países da Comunidade Britânica (Commonwealth).

Em tempo: "Todos os romances finalistas do Booker Prize, o mais importante prêmio literário inglês, devem ficar disponíveis em breve na internet. Segundo Jonathan Taylor, presidente da fundação que concede o prêmio, as negociações com as editoras e o British Council, instituição que promove a cultura britânica no exterior, as negociações estão avançadas." - Folha On Line - 19/10/2007.

Comentários

Segundo eu li, os organizadores do Booker Prize decidiram que era hora de chmara atenção apra os novos, já que a imprensa só concede espaço a autore já consagrados. Até ser concedido o prêmio, o livro de Anne Enright havia vendido apenas 3 mil exmplares (parece até vendagem de livro no Brasil). Certamente vai se tornar best-seller.
Ai, ai , ai, não revisei e lá foi para o ar mais um comentário meu cheio de erros. Um dia ainda aprendo a digitar.
Alexandre Kovacs disse…
Sonia, seus comentários são sempre ótimos! Certamente as vendas deste livro serão multiplicadas e alguma editora no Brasil vai publicar em breve.
Anônimo disse…
pô, mas o que tem saído nos últimos anos de livros que contam "três gerações" de uma família não é brincadeira... só o graham swift escreveu dois!
Alexandre Kovacs disse…
Daniel, bem observado e ainda, segundo declaração da própria autora: "Se o que os leitores procuram é ler um livro feliz, que os anime, então não aconselho a leitura do meu", parece ser também um tema recorrente na literatura contemporânea.
Anônimo disse…
Passar por esse mundo aqui, é tomar banho de cultura e informação.
Para mim é um mundo imprescindível. Já faz parte de minha rotina cultural.

Beijo, amigo.
Anônimo disse…
Acho bem legal essa iniciativa de disponibilizarem as obras finalistas na Internet. Mas confesso que só tenho ânimo para ler livros em papel. E, dependendo do tamanho da obra, compensa mais comprar o livro que imprimir... ah, pensando bem, sempre compensa mais comprar o livro (mesmo que a compensação não seja só financeira) ;o)

Beijocas e obrigada pelo link!
Alexandre Kovacs disse…
Daisy, muito obrigado! A cultura é uma coisa fundamental, mas posso te contar um segredo? O que eu queria mesmo é saber escrever...
Alexandre Kovacs disse…
Cintia, também só gosto de ler em papel.

Mesmo sendo engenheiro de profissão e dependente de tecnologia, detesto a criação dos e-books que fazem com que a gente perca o prazer de sentir o cheiro e a textura dos livros (por mais que isto pareça fetichista).
Anônimo disse…
Alexandre,
Escrever é um ofício de aprendizado árduo. Às veses penso que jamais chegarei lá. ;)

Um beijo e um abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa