Inventário de Sonhos - parte I - Jimi Hendrix

Jimi HendrixNunca mais a sonoridade da guitarra foi a mesma depois de Jimi Hendrix (1942-1970), criador de composições e arranjos ainda hoje utilizados como referência para músicos "modernos" que tentam inutilmente repetir suas harmonias, escalas e efeitos. Hendrix foi um músico genial e autodidata que, embalado pela psicodelia libertária dos anos sessenta, marcou o cenário pop e rock a partir do blues eletrificado, tendo influenciado os principais artistas ingleses da época, incluindo Beatles, Rolling Stones e Eric Clapton.

O lançamento em 1967, no mercado londrino, do single "Hey Joe" foi a chave para o sucesso, precedendo o lançamento do album antológico "Are You Experienced" que incluiu os clássicos "Purple Haze" e "Fire". A versão incendiária de "Wild Thing" no festival de Monterey Pop alavancou de vez a carreira de Hendrix que não parou de crescer nos alucinantes três anos seguintes até sua morte em 1970, um preço alto que, assim como outros heróis da época, ele teve que pagar pela intensidade com que viveu cada momento.

Jimi HendrixA performance inesquecível de Jimi Hendrix foi mesmo no festival de Wooodstock em 1969 com o hino nacional americano "Star Spangled Banner" sendo interpretado em meio aos uivos e distorções de sua Fender Stratocaster, um protesto marcante contra a participação dos EUA na guerra do Vietnam. Não preciso dizer que este protesto continua atual se considerarmos hoje a situação dos americanos no conflito do Iraque. Vale a pena seguir alguns links desta postagem para relembrar estas apresentações.

Talvez o guitarrista de blues que melhor compreendeu o legado musical de Hendrix, tenha sido, por ironia do destino, o branco e texano Stevie Ray Vaughan (1954-1990) como bem podemos constatar em suas interpretações de "Little Wing" e "Voodoo Chile". No final dos anos setenta, durante a minha adolescência, apesar do pouco tempo decorrido da morte de Hendrix, ele já era considerado um mito e guitarristas do mundo inteiro queriam se tornar também deuses da guitarra. Lembro de passar algumas noites com amigos, perseguindo intermináveis escalas pentatônicas em delírios provocados pelo vinho barato. Ah como era bom nessas noites sentar nos bancos da praia, depois da chuva forte de verão e respirar a brisa da madrugada, carregada de maresia e sonhos. Ainda hoje, em alguns raros momentos, sinto o cheiro de pinho do meu violão folk e a pressão das cordas de aço sob os dedos.

Comentários

Que coincidência, ontem mesmo eu estava ouvindo Jimmi Hendrix com meu filho.
Se quiser conhecer um blog muito bonito, da minha correspondente d´além mar, Manuela, passe em http://reflexoescaseiras.blogspot.com/
Alexandre Kovacs disse…
Sonia, é exatamente este o ponto: continuamos ouvindo Jimi Hendrix, não por sermos saudosistas, mas pela baixa qualidade da música pop & rock atual.

Vou lá conhecer o blog da Manuela.
Cintia disse…
Gosto muito do Hendrix. Gosto principalmente de uma regravação que ele fez para uma música do Bob Dylan, "All along the watchtower". É quase como se a música fosse dele - linda!

Beijocas,
vera maria disse…
kovacs, eu sou um zero à esquerda em termos de hendrix, nunca ouvi direito e só sei que é importante pra música, shame, shame.
um abraço,
clara
Alexandre Kovacs disse…
Cintia, muito bem lembrado, esta versão de Henddrix para "All along the watchtower" é fantástica e ficou perfeitamente enquadrada no clima alucinógeno que Dylan pretendia quando criou a música.
Alexandre Kovacs disse…
Clara, vale a pena então dar uma checada nos vídeos do "you tube" que eu linkei para os festivais de "Monterey Pop" e "Woodstock" que foram marcantes para a história dos anos sessenta.
Anônimo disse…
Que emocionante, Alexandre!
Escondendo o jogo, poeta?

Linda tua nostalgia. Eu fiquei tbm lembrando de meus cabelos tipo 'revolução', alvoroçado e cheio de cachos desconexos hehe.

Eu lembro que ninguém gostava muito do Eletric Lady Land hehe, era experimental mas eu viajava sempre.

Muito bom! Continue exprimindo seus nostálgicos sentimentos. Eu sempre soube que morava um escritor dentro deste crítico maravilhoso.

Beijo Da Dai
Alexandre Kovacs disse…
Daisy, obrigado pelo elogio. Sempre é muito difícil, pelo menos para mim, escrever um texto confessional, mas é muito gratificante quando ocorre algum tipo de identificação com outras pessoas. Afinal, como disse Pamuk: "é preciso ter o talento de contar as próprias histórias como se fossem histórias dos outros, e contar as histórias dos outros como se fossem suas, porque é isso a literatura".
Leila Silva disse…
Linda crônica. Escrita com sensibilidade.
Vou seguir os links indicados.
Abraços e bom domingo.
Alexandre Kovacs disse…
Leila, obrigado pela visita e comentário. Vou lá no "Cadernos da Bélgica" ler algumas crônicas realmente sensíveis!

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa