Hilary Mantel - Booker Prize 2009

Prêmios literários
A escritora britânica de 57 anos, Hilary Mantel, venceu o Man Booker Prize 2009 com o romance histórico "Wolf Hall", superando os outros cinco finalistas. Segue abaixo a "shortlist" completa com os seis autores indicados deste ano:

The Children’s Book, A.S. Byatt
Summertime, J.M. Coetzee
The Quickening Maze, Adam Fould
Wolf Hall, Hilary Mantel
The Glass Room, Simon Mawer
The Little Stranger, Sarah Waters

O romance de 650 páginas de Mantel é ambientado na década de 1520 e narra a trajetória de Thomas Cromwell, conselheiro do rei da Inglaterra Henrique VIII que, no desejo de conseguir um herdeiro masculino, resolve abandonar a sua primeira esposa, Catarina de Aragão, e se casar com Ana Bolena. Como prêmio, Hilary Mantel, que demorou cinco anos para concluir sua obra, ganhará 50 mil libras (US$ 80 mil).

O Man Booker Prize, criado em 1969, é um dos mais prestigiados prêmios literários internacionais, conferido à melhor obra de ficção publicada no ano por um autor do Reino Unido, da República da Irlanda ou dos países da Comunidade Britânica (Commonwealth).

Comentários

Anônimo disse…
Kovacs! de volta, que bom! Hilary Mantel é uma escritora sensacional. Já li alguns livros dela e acho difícil escolher o melhor. Não li o livro que ganhos o Booker, mas em geral este é um premio que vale a pena a gente se dedicar à leitura. Só houve um dos que li, premiados pelo Booker, que me desapontou. Excelente escolha! Um abraço, Ladyce

PS: O Nobel será anunciado na próxima semana!
Ricardo Duarte disse…
Kovacs,
O livro da Mantel (que eu desconhecia) parece ser bem interessante - ando gostando de romances históricos: acabei A Obra em Negro, que se passa no século XVI, e comecei Meridiano de Sangue, localizado no oeste dos EUA em meados do século XIX.

Bem-vindo de volta depois das merecidas férias.
Abraços
Unknown disse…
Saiu recentemente um livro dela por aqui: A sombra da Guilhotina. Eu não a conhecia, mas ela é muito respeitada. Com a premiação o sucesso ficará mais fácil. Seja bem vindo. Abraços.
Alexandre Kovacs disse…
Ladyce, concordo inteiramente que o prêmio Booker é como um selo de qualidade. Ainda não tive o prazer de ler Hilary Mantel, mas vou remediar esta falha em breve. Obrigado pela visita e vamos aguardar para saber se o Nobel vai se redimir das declarações do ano passado e premiar um escritor americano (quem sabe Philip Roth).
Alexandre Kovacs disse…
Ricardo, um romance histórico que você não pode ficar sem ler (caso ainda não tenha lido) é "Memorial do Convento" de Saramago. Obrigado pela visita na minha ausência!
Alexandre Kovacs disse…
Djabal, o Booker é sempre um multiplicador de vendagem. Vamos aguardar o lançamento por aqui. Obrigado pelas visitas e comentário!
Ana R. disse…
Bom mesmo é tê-lo de volta!
Abraços!
Alexandre Kovacs disse…
Ana, obrigado pela gentileza!

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa