Clarice, - Benjamin Moser

Cosac Naify
Clarice, - Benjamin Moser - Editora Cosac Naify - 647 páginas - Publicação 2009 - Tradução de José Geraldo Couto

Um livro daqueles em que ficamos com pena de chegarmos ao final é a melhor definição da primorosa biografia de Clarice Lispector escrita pelo americano Benjamin Moser e publicada nos Estados Unidos em agosto de 2009 com o título de "Why This World: A Biography of Clarice Lispector", não é a toa que foi incluída entre os 100 livros Notáveis de 2009 pelo New York Times Book Review (ver relação completa aqui). Segundo Moser a própria Clarice escreveu "a maior autobiografia espiritual do século XX", deixando pistas que o ajudaram a tentar decifrar parte dos enigmas de um dos maiores mitos da literatura brasileira.

O cuidado com esta edição começa no acabamento gráfico já tradicional da Editora Cosac Naify que utilizou na capa uma foto de 1961 de Claudia Andujar que lembra este dia especial no blog da Editora: "Fui à casa de Clarice Lispector para fotografá-la a pedido da revista Claudia, que naquele ano de 1961 preparava uma reportagem sobre a escritora. Pouco me lembro daquele dia perdido no tempo, mas há detalhes que guardo para sempre. Ninguém da revista me acompanhava e fui recebida com muita simpatia por aquela mulher linda, vestida com simplicidade e elegância. Conversamos pouco. Quis deixá-la à vontade para a foto, e perguntei como gostaria de se posicionar. Se não me engano, a ideia de sentar diante da máquina de escrever e começar a trabalhar em algum texto foi de Clarice. E então ela se deixou absorver pelo ato de escrever, completamente entregue, sem quase notar minha presença”.

O que mais me chamou a atenção neste livro foi o respeito do autor por Clarice Lispector e a forma como narrou todos os fatos marcantes de sua vida com base nas próprias citações dos livros de Clarice, além da farta utilização de dados biográficos, depoimentos e documentos inéditos. Muitas passagens da vida de Clarice que já se transformaram em lenda são, portanto, esclarecidas e enquadradas na realidade histórica do país e da vida da autora, como esclarece Benjamin Moser na Introdução: "O que torna tão peculiar essa teia de contradições é que Clarice Lispector não é uma figura nebulosa, conhecida a partir de fragmentos de antigos papiros. Ela morreu há pouco mais de trinta anos. Muitas das pessoas que a conheceram bem ainda estão vivas. Foi alguém de destaque praticamente desde a adolescência, sua vida foi documentada à exaustão na imprensa, e deixou uma extensa correspondência. Ainda assim, poucos grandes artistas modernos são, em essência, tão pouco familiares quanto ela (...)".

Muito já se escreveu sobre Clarice que "era parecida com Marlene Dietrich e escrevia como Virginia Woolf", como destacou o tradutor Gregory Rabassa, ou que "parecia uma loba" como disse Ferreira Gullar, mas talvez um das melhores definições seja da escritora francesa Hélène Cixous quando declarou que "Clarice Lispector era o que Kafka teria sido se fosse mulher, ou se Rilke fosse uma judia brasileira nascida na Ucrânia. Se Rimbaud fosse mãe, se tivesse chegado aos cinquenta. Se Heidegger deixasse de ser alemão". A conclusão mais bonita é mesmo do poeta Carlos Drummond de Andrade: "Clarice veio de um mistério, partiu para outro".

A verdade é que Clarice Lispector ajudou a criar a sua fama de misteriosa, feiticeira ou louca com declarações que já fazem parte da história da literatura como: "Sou tão misteriosa que não me entendo" ou "viver não é vivível". Ela definiu bem a sua missão de escritora em uma de suas últimas anotações: "Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida".

Comentários

myra disse…
imenso prazer é o que tenho ao vir aqui ver o que voce coloca!!!
e Paul Valèry tem toda a razao...e eu "estou em mà companhia"!!!!! sozinha...com minha companheira de faz a anos, a solidao...
beijosssssssssss
Gerana Damulakis disse…
Ótima resenha, fiquei com vontade de ler, embora as biografias não me seduzam, a menos que sejam romanceadas. Vc colocou tudo de uma forma tão sedutora. Adorei.
Ricardo Duarte disse…
Kovacs,
A foto da capa é mesmo muito bonita - condizente com o estilo da Clarice.

A Leda Tenório da Motta fez uma resenha um tanto ácida sobre o livro, no Estadão:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091227/not_imp487317,0.php

Uma das críticas dela é que o livro não conseguiu ultrapassar o culto à pessoa da Clarice - o que valorizaria seu legado literário.

Se a crítica tem fundamento (se o Moser manteve ou não esse culto), você pode me dizer. Mas não deixa de ser curioso ver a semelhança entre o caso da Clarice e o do Machado. Durante muito tempo, ele foi valorizado não por sua obra, mas por ter "vencido na vida", apesar de ser gago, mulato, pobre, epiléptico - ou seja, por fatores extraliterários.

Abraços
Susy Freitas disse…
já tinha lido o post anterior sobre essa biografia da clarice e adorado, mas agora deu pra sentir melhor o gostinho irresistível desse livro. gostei especialmente a história por trás da foto, resume muito bem o que é um artista.
Alexandre Kovacs disse…
cara Myra, pense que, por outro lado, como se diz aqui no Brasil: "antes só do que mal acompanhado"!
Alexandre Kovacs disse…
Gerana, também prefiro um bom romance a uma biografia, mas neste caso nos sentimos como se estivéssemos lendo um livro de ficção.
Alexandre Kovacs disse…
Caro Ricardo, respeito muito a opinião e resenha da Leda no Estadão, mas entendo que seja impossível escrever uma biografia de Clarice Lispector sem tocar no assunto "Mito", sem falar na estranha e misteriosa personalidade de Clarice.

Por outro lado, Benjamin Moser soube destacar muito bem a obra da autora e, segundo a própria resenha de Leda: " (...) a biografia de Clarice Lispector por Benjamin Moser é empenhada, extremamente documentada, extremamente anotada. Estamos falando de um texto de quase 800 páginas, que evolui dentro do melhor modelo do gênero, aquele que articula a vida e a obra do biografado, mais buscando compreender a vida através da obra do que o contrário, o que, neste caso, é uma homenagem prestada à literatura, e uma providência antirreducionista".

Com relação a Machado de Assis é bem verdade o que você escreveu, mas a obra dele acabou permanecendo pelo seu próprio valor, assim como a de Clarice permaneceu e permanecerá através dos tempos.
Alexandre Kovacs disse…
fdots, obrigado pelo comentário e achei esta foto muito linda, representa muito bem a atmosfera de sonho do trabalho de um autor como Clarice Lispector.
Letícia Alves disse…
Kovacs,
Fiquei entusiasmada com sua resenha. Já queria muito ler, agora vou me coçar pra comprar! rs
Beijos!
Alexandre Kovacs disse…
Tempestade, pode comprar sem arrependimento, eu garanto que você vai gostar!
myra disse…
meu querido, eu agora, nesta idade, acho que melhor mal acompanhada, que TAO SO!!!!!
beijos
Livro de Autor disse…
Comprei ontem o "Clarice," de Benjamin Moser. Gostando muito!
beijos, K.
Um muito bom ano pra você.
Vanda disse…
E eu, agora que descobri, quero muito ler esta biografia.

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa