Museo Nacional del Prado - Rubens

São Jorge e o Dragão

O detalhe ampliado acima é da obra de Rubens (1577-1640): São Jorge e o Dragão de 1607 que estará, juntamente com outras noventa obras do renomado artista flamengo, em exposição no Museu do Prado, Espanha, de Novembro/2010 a Janeiro/2011. Ver um vídeo sobre a exposição clicando aqui e a Galeria Online do Museu do Prado com mais de 1000 obras do acervo, incluindo os trabalhos de Rubens, clicando aqui.

Segundo a organização da exposição: "O veículo principal que Rubens utilizou para transmitir suas ideias são os mitos que resumem a sabedoria dos antigos sobre o comportamento e as emoções dos seres humanos. Apoiado em sua fé e no poder das formas pintadas para influir no ânimo dos espectadores e em uma enfática retórica gestual, Rubens recriou estes mitos com um extraordinário poder de convicção". Olhando o detalhe da abertura desta postagem e o plano geral de São Jorge e o Dragão, entendemos bem esta declaração do Museu do Prado.

São Jorge e o Dragão

Comentários

M. disse…
Rubens é, para mim, dos pintores o que melhor consegue transmitir "estados de alma". É nos "detalhes" que ele faz isso melhor..
Rafael Sperling disse…
Fantástico seu blog, Kovacs. Te descobri por causa do Topblog, estávamos concorrendo na mesma categoria. Difícil achar um blog sobre literatura como o seu.
Abraço
Alexandre Kovacs disse…
M., recomendo que você siga o link para a Galeria online do Museu do Prado para brincar um pouco com os recursos de zoom e se deliciar com os detalhes!
Alexandre Kovacs disse…
Rafael, muito obrigado pelo elogio. O mundo de K acabou ficando entre os TOP 30 blogs finais da premiação e achei uma ótima colocação.
myra disse…
vir aqui é "culturarnos"!!!!
besos
Alexandre Kovacs disse…
Myra, que bom! Obrigado pelo comentário gentil.

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa