Radiohead - OK Computer

música anos 90Após dez anos de lançamento do album "OK Computer (1997)", Thom Yorke e demais integrantes do Radiohead tem garantida a sua maioridade na cena do Rock contemporâneo e assegurado o posto de uma das bandas mais criativas e influentes desde o início dos anos noventa.

Terceiro álbum na discografia da banda, em sequência a "Pablo Honey (1993)" e "The Bends (1995)", "OK Computer (1997)" tem sido considerado pela crítica especializada um dos melhores discos de Rock de todos os tempos.

Na minha opinião, os três primeiros albuns do Radiohead devem ser incluídos em qualquer lista do tipo "dez mais" dos anos noventa. Somando-se a esta lista, pelo menos, os excelentes "Nevermind (1991)" e "In Utero (1993)" do Nirvana, sobra muito pouco para o restante da década.

"OK Computer" é um álbum conceitual, mas sem os exageros sinfônicos e viagens delirantes (muitas vezes entediantes) das bandas progressivas dos anos setenta como Yes, Genesis e Gentle Giant. Os arranjos do Radiohead estão sempre cheios de guitarras raivosas e recursos eletrônicos, alternados por passagens acústicas de piano e violão como nas belíssimas "Karma Police" e "Paranoid Android".

As composições de Thom Yorke refletem a situação do homem moderno, solitário e amargurado por uma época sem esperanças e cercado de tecnologia inútil. 

Comentários

Tati disse…
Oi Kovacs. Obrigada pelas boas vindas! Eu adoro literatura inglesa.
de autores contemporâneos eu tenho lido Jonathan Coe. Realmente a Travessa do ouvidor é muito boa. Sempre passo lá nos intervalos das aulas.
Lindísimo tu blog!
Saludos desde Buenos Aires.
Alexandre Kovacs disse…
K, parece que este também é teu mundo. Obrigado pela visita e volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa