Johannes Vermeer (1632-1675)

Moça com brinco de pérola Moça com brinco de pérola
Óleo em tela 46.5 x 40 cm - Museu Mauritshuis, The Hague

O meu amigo Barros, também colega da área de engenharia, publicou uma postagem bem completa sobre Vermeer que é o pintor holandês mais famoso do século XVII depois de Rembrandt. Através desta postagem fiquei conhecendo a página Essential Vermeer que apresenta informações técnicas e biográficas extremamente detalhadas além de recursos interativos de análise das telas, um dos melhores sites que já visitei sobre pintura.

Para ficar ainda no campo da literatura, o livro do irlandês Frank Wynne, resenhado hoje no caderno Prosa e Verso do jornal O Globo, traça a história do falsificador Hans van Meegeren (1889-1947), um artista frustrado, adorador da arte do século XVII num momento em que a pintura passava por uma revolução, nas primeiras décadas do século XX. Rejeitado por seu conservadorismo, ele ganhou cerca de US$ 65 milhões pintando telas com a técnica da idade de Ouro holandesa e vendendo-as como se fossem de Johannes Vermeer, cuja pequena quantidade de obras e o pouco conhecimento de sua vida facilitaram a fraude.

Comentários

Maria Augusta disse…
Vermeer é realmente um grande pintor, gosto muito da obra dele. O site que você indicou é genial, muito completo e detalhado, obrigada pela dica.
Um abraço e boa semana.
Barros (RBA) disse…
Kovacs,
Obrigado pela propaganda do meu Blog.
Alexandre Kovacs disse…
Maria Augusta, um site verdadeiramente especial com farto material de análise crítica e biográfica, espero que todos gostem. Obrigado pela visita.
Alexandre Kovacs disse…
Barros, não há motivo para agradecimentos, pois os bons sites devem ser divulgados. Parabéns e continue com o bom trabalho.
JLM disse…
Pelo q me lembro já saiu um romance e um filme sobre o quadro, né? "A moça do Brinco de Pérola". Antigo, mas com a necessária e vitaminada Scarlett Johansson.

1 abraço.
Alexandre Kovacs disse…
Jefferson, exatamente, sobre o livro já comentei no texto e o filme de 2003(2004 no Brasil) “Moça com Brinco de Pérola”, dirigido por Peter Webber, com Scarlett Johansson. Obrigado pela visita.
Lady Cronopio disse…
Seus posts já nascem clássicos.
Excelente o site indicado por você.
Abraços
Alexandre Kovacs disse…
Lady Cronópio, obrigado pelo elogio, fico contente que tenha gostado. Obrigado pela visita.
Anônimo disse…
Vista de Delf de Vermeer é uma das obras mais perfeitas de todos os tempos.
Alexandre Kovacs disse…
Obrigado pela visita e comentário amigo!

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura