José Saramago - Últimas Notícias

Lançamento português A viagem do elefante Os bons blogs portugueses Rascunho, BookTailors e Bibliotecário de Babel postaram sobre a capa do novo livro de José Saramago, "A Viagem do Elefante" que foi divulgada na última Feira do Livro de Frankfurt pela Editorial Caminho (Grupo Leya). Segundo publicado pelo Jornal O Globo, coluna de Ancelmo Gois, em 20/10/2008, Saramago deverá vir ao Brasil em Novembro, pela Companhia das Letras, fazer o lançamento mundial em grande estilo de "A Viagem do Elefante" dia 26, na Academia Brasileira de Letras - ABL.

Pilar del Rio, sua eterna companheira, resume as dificuldades de Saramago para terminar este romance na página principal da Fundação Saramago: "Escrevê-lo não foi um passeio ao campo: Saramago lançou-se a esta tarefa quando estava incubando uma doença que tardou meses a deixar-se identificar e que acabou por manifestar-se com uma virulência tal que nos fez temer pela sua vida. Ele próprio, no hospital, chegou a duvidar que pudesse terminar o livro. Não obstante, sete meses depois, Saramago, restabelecido e com novas energias, pôs o ponto final numa narração que a ele não lhe parece romance, mas conto, o qual descreve a viagem, ao mesmo tempo épica, prosaica e jovial, de um elefante asiático chamado Salomão, que, no século XVI, por alguns caprichos reais e absurdos desígnios teve de percorrer mais de metade da Europa."


Falando no site da Fundação, recomendo também a visita ao espaço O Caderno de Saramago, um blog escrito por ninguém menos do que o próprio José Saramago, o que pode reduzir bastante o preconceito sobre os bloggers. Segue abaixo a parte final de sua última postagem, uma resenha de Budapeste: "Chico Buarque ousou muito, escreveu cruzando um abismo sobre um arame, e chegou ao outro lado. Ao lado onde se encontram os trabalhos executados com mestria, a da linguagem, a da construção narrativa, a do simples fazer. Não creio enganar-me dizendo que algo novo aconteceu no Brasil com este livro".

Comentários

Alfredo disse…
Infelizmente o último livro do Saramago!
Alexandre Kovacs disse…
Asnalfa, espero que não seja o último! Considerando a capacidade criativa e o volume de produção de Saramago (até blog ele está escrevendo) não deverá mesmo ser o romance definitivo.
Anônimo disse…
Kovacs, grande dica! Na verdade o Ilusao da Semelhanca, o nome, vem de um trecho de um dos livros do Homem.

Bom, prometo participar mais do teu blog, assim que me livre do trabalho acumulado.

Grande abraco e decidi ja nao ser mais redundante ao dizer que teu blog eh bom pra caramba! Chico
Alexandre Kovacs disse…
Chico, obrigado pelo comentário gentil. Espero que a sua fase de acúmulo de trabalho se normalize em breve. Sua visita é sempre bem vinda por aqui.
Unknown disse…
Um escritor com uma capacidade singular de fazer analogias, metáforas, imagens. Um contador de causos dos bons.
É de se comparar a generosidade do comentário dele com a acidez das críticas brasileiras.
Um ser extremamente sensível e fabuloso, nos vários sentidos do termo.
Obrigado pelas suas dicas e é uma honra tê-lo como amigo chegado.
Abraços.
Sempre.
Alexandre Kovacs disse…
Djabal, também gosto muito de Saramago, sem dúvida um autor diferenciado e também uma personalidade fascinante. Agora podemos conhecer um pouco mais de suas idéias através do blog "Cadernos de Saramago". Obrigado amigo pela presença e comentários sempre oportunos.
Maria Augusta disse…
Um novo livro de Saramago é sempre benvindo. Fico contente em saber que ele tem um blog, o que permite um contato direto com ele. E aqui no teu post de quebra temos a crítica dele sobre o livro do Chico Buarque.
Obrigada por estas novidades e um grande abraço.
Alexandre Kovacs disse…
Maria Augusta, tenho o maior prazer em compartilhar esssas descobertas com os amigos. Obrigado por sua visita e comentário!
Leila Silva disse…
Mais uma dica maravilhosa...vou correndo lá no blog dele.
abraço
Alexandre Kovacs disse…
Leila Silva, o ritmo de atualização do blog é muito bom, vale a visita!
Literatura etc. disse…
Bem, sobre o lançamento... estive em São Paulo e tive a oportunidade de conhecer o autor pessoalmnte. É uma pena que esteja mesmo tão debilitado.

O livro é maravilhoso... está entre os melhores de Saramago.

Quanto a ser o último livro, recentemente ele postou no Caderno de Saramago uma nota em que diz estar escrevendo algo, então, esperemos...
Alexandre Kovacs disse…
Angelis, estou lendo no momento "A Viagem do Elefante" e estou gostando muito. De qualquer forma, isso não é novidade já que gostei de todos os romances de Saramago que li até hoje. Escreverei resenha em breve. Obrigado pela visita e comentário.
nostodoslemos disse…
Gostoso mesmo ler Saramago,
de qualquer forma.

Sds,
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, também acho!

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa