Centenário de Machado de Assis

Literatura brasileiraO centenário da morte de Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), em 29 de setembro deste ano, desencadeou uma série de eventos culturais. Como parte da homenagem ao maior autor brasileiro, a Fundação Casa de Rui Barbosa lançou um site concebido por uma equipe de bolsistas da instituição. A pesquisadora Marta de Senna teve a ideia de criar uma obra de referência que permite a localização das citações e alusões histórico-literárias identificadas nos romances e contos de Machado de Assis. Em http://www.machadodeassis.net/, encontramos, além do banco de dados citado, uma biografia resumida do escritor, uma bibliografia básica com cerca de 30 títulos de livros e, num futuro breve, uma revista eletrônica com artigos relevantes sobre o autor.

Recomendo uma visita à página http://www.machadodeassis.org.br/ lançada pela Academia Brasileira de Letras com informações completas sobre o bruxo do Cosme Velho e também o site do Domínio Público do Governo Federal, onde toda a obra de Machado de Assis está disponível para download em formato pdf. Nada mal para um país sem memória.

Daniel Piza em "Machado de Assis - Um gênio brasileiro", editora Imprensa Oficial, definiu bem certas características do escritor: "Ele enfrentou muitos preconceitos de sua época: o preconceito racial, como um mulato escuro que viveu dos 49 dos 69 anos num Brasil escravocrata; o preconceito social, como um epiléptico de origem muito pobre que tinha grandes ambições literárias; e o preconceito intelectual, como escritor que adotou linguagem concisa e cristalina, rejeitou o otimismo e a religião e jamais aderiu a modas estéticas".

Vale lembrar que Machado de Assis será o homenageado da 6ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontecerá entre os dias 2 e 6 de julho, na cidade fluminense. Homenagem mais do que merecida, diga-se de passagem.

Comentários

vera maria disse…
ótimo posto, kovacs, nunca é demais lembrar de machado e homenageá-lo, acho que temos até pouco ainda na internet sobre esse imenso escritor.
um abraço,
clara lopez
Alexandre Kovacs disse…
Clara, este ano é importante também por ser o centenário do nascimento de Guimarães Rosa. Precisamos homenagear nossos grandes autores. Algo que os franceses fizeram muito bem com Victor Hugo. Obrigado pela visita e comentário!
Anônimo disse…
Kovacs
Quero deixar registrada minha admiração(e minha inveja) pelo seu blog. É maravilhoso. O melhor que eu conheço sobre literatura. Parabéns.
Alexandre Kovacs disse…
Ricardo, fiquei muito contente com seu elogio. Procuro manter este espaço sempre atualizado apesar da falta de tempo. Literatura é um assunto cada vez mais necessário na minha vida. Volte sempre!
Lady Cronopio disse…
Sempre este brilho por aqui.
Válida lembrança do nosso Bruxo.
E mais que nunca, viva Guimarães!!
Andei sumida pois andava no "tronco" da Medicina.
Mas de olho...
Aquela coisa toda pra você.
Alexandre Kovacs disse…
Lady Cronópio, espero que já esteja livre do "tronco". Muito obrigado por lembrar do meu mundo!

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa