Man Booker International Prize 2009
A escritora canadense Alice Munro foi anunciada ontem como a vencedora do Man Booker International Prize 2009. Esta premiação é concedida a cada dois anos para autores vivos pelo conjunto de suas obras e foi recebida em 2005 por Ismail Kadaré (autor de Abril despedaçado) e em 2007 por Chinua Achebe (autor de O mundo se despedaça).
Ao anunciar a escolha do vencedor, que receberá 60 mil libras (cerca de R$ 190 mil), o júri afirmou que “Alice Munro é conhecida por seus contos e ainda assim ela traz tanta profundidade, inteligência e precisão a cada história quanto romancistas conseguem em uma vida escrevendo. Ler Alice Munro é aprender sempre algo em que você nunca tinha pensado”.
Alice Munro se prepara para lançar um novo livro em outubro deste ano ainda e, no Brasil, já teve dois títulos publicados: Ódio, amizade, namoro, amor e casamento (2004, Globo, 360 pp.) e Fugitiva (2006, Companhia. das Letras, 392 pp.).
Mais sobre o Man Booker Prize no Mundo de K: Aravind Adiga Booker Prize 2008; Resultado do "Melhor do Booker"; Anne Enright Booker Prize 2007.
Comentários
Bjs.
Se me permite a intromissão, Sonia, o Fugitiva é um ótimo começo. :-)
Renata acho que vou pela sua sugestão!
Beijos Tempestuosos!
Um abraço.
blog da Renata Miloni: http://renatamiloni.com/blog/
Anotei a sugestão da Renata Miloni.
Abraços e um bom domingo para você.
Alexandre, muito obrigada mesmo pelas palavras sobre o post do show e pela confiança.
Beijos!