Novo Livro de José Saramago
José Saramago, vinte anos depois do polêmico "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", volta a incomodar a Igreja Católica com o seu próximo romance "Caim" no qual redime o assassino de Abel e acusa Deus "como o autor intelectual do crime". O novo romance será divulgado durante a Feira do Livro de Frankfurt, que ocorrerá de 14 a 18 de outubro e tem previsão de lançamento em Portugal, Brasil e Espanha para o final de Outubro.
Segundo matéria do Estadão, José Saramago não considera esse romance seu particular e definitivo ajuste de contas com Deus, porque "as contas com Deus não são definitivas, mas sim com os homens que O inventaram", disse. "Deus, o demônio, o bem, o mal, tudo isso está em nossa cabeça, não no céu ou no inferno, que também inventamos. Não nos damos conta de que, tendo inventado Deus, imediatamente nos tornamos Seus escravos", assinalou o autor.
No entanto, o melhor resumo sobre o livro e também sobre a filosofia Saramaguiana, como sempre, é de sua eterna companheira e porta-voz Pilar del Rio no blog da Fundação José Saramago:
"Saramago escreveu outro livro. O seu título é “Caim”, e Caim é um dos protagonistas principais. Outro é Deus, outro ainda é a humanidade nas suas diferentes expressões. Neste livro, tal como nos anteriores, “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, por exemplo, o autor não recua diante de nada nem procura subterfúgios no momento de abordar o que, durante milénios, em todas as culturas e civilizações foi considerado intocável e não nomeável: a divindade e o conjunto de normas e preceitos que os homens estabelecem em torno a essa figura para exigir a si mesmos - ou talvez seria melhor dizer para exigir a outros- uma fé inquebrantável e absoluta, em que tudo se justifica, desde negar-se a si mesmo até à extenuação, ou morrer oferecido em sacrifício, ou matar em nome de Deus."
Polêmicas à parte, só nos resta esperar o lançamento e agradecer à Deus, ou não, por esta oportunidade de ainda termos um romance inédito de Saramago para ler. Autor que, ninguém duvida, é o maior escritor em língua portuguesa da atualidade.
Comentários
"Autor que, ninguém duvida, é o maior escritor em língua portuguesa da atualidade"... vivo!? O bom do ser humano é que ele reage! Parabéns!... mesmo que não concorde que "Deus não é somente brasileiro" (rsrsrs)
Agora é tópico 'bis'?
(rsrsrsrsrsrsrs)
Boa sorte!
Saludos.
----
Eu quero lê-lo novamente Saramago, porque a verdade é que seus dois últimos romances (com a morte eo viajante elefante intermitente) parecia menos qualidade do que aquilo que normalmente se espera de um Prêmio Nobel. Para ver como!
Saudações.
"ouvindo e vendo pensando e sentindo"
:))
"E infindos cabelos longos dançando"
:((
através de Vias Lácteas meia-noites
:))
"Ah sim oh sim o infindo viver e amar"
:))
"gira-girando através do tempo"
:))
LADY gostou!
Parabéns!
Em tempo: tem tradutor na página?
Continuação...
"The world is a beautiful place / to be born into / if you don´t mind some people dying / all the time / or maybe only starving / some of the time / which isn´t half so bad / if it isn´t you ."
"O mundo é um lugar maravilhoso / onde nascer / se a gente não ligar que o tempo todo haja alguma / pessoa morrendo / ou talvez só passando / algum tempo com fome / o que afinal não é tão ruim / se não for você."
Lawrence Ferlinghetti - The world is a beautiful place - Pictures of the Gone World (1955) - tradução de Eduardo Bueno e Leonardo Fróes
Tinha lido o comentário da Pilar no site do Saramago há alguns dias. Redimir Caim: que ideia boa!
Por falar em lançamentos, viu que a Alfaguara vai relançar Meridiano de Sangue, do Cormac McCarthy? Esse livro foi publicado 18 anos atrás pela Nova Fronteira e, desde então, virou artigo raro:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=11029736&sid=18978822911625688978485567&k5=35D3D406&uid=
Outro livro que vai ser relançado, mas pela Cosac Naify, é Absalão, Absalão, do Faulkner. Aliás, já era para ter sido publicado em junho. Acho que mudaram os planos...
http://www.revistabula.com/materia/william-faulkner-em-alto-estilo/1252
Abraços
Não precisa se desculpar pelo seu inglês. Está perfeito. Passando por aqui para dar um alô!
Pergunta que me ocorre: Gosta dos contos de Flannery O'Connor? Acho que ela tem tudo para ser admirada no Brasil, mas quase não encontro pessoas que a conheçam. Você?
Ela é uma das minhas escritoras favoritas americanas. E olhe só, mesmo casada com um prof de lit. americana, prefiro ler os ingleses! Só para dar uma idéia de como gosto da mesma! Um abraço, Ladyce
O crone...
Tem anti-vírus bom não, k?
Além disso, certamente seria um grande artista, mas tentaria esconder isso dos humanos, para não humilhá-los...
Seria (no mínimo!) pansexual; jamais mesquinhamente masculino...
Nossa! Não vejo a hora de botar a mão, os olhos, a alma, nesse novo Saramago...
BJS!
Posso disponibilizar no 'Mundo de K' uns textos. Fica preocupado não que são autores te tua preferência (Pessoa, Virgínia....). Sei que é um gente-men e não vai se importar. Valeu!
X. Mar Português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas foi nele que espelhou o céu.
— Fernando Pessoa
"Leal e valente
A mais generosa, a mais delicada
Na fragilidade de seu corpo
Guardava, contudo,
Um espírito bravo e indomável".
Fonte: "História de Mulheres/Rosa Montero; tradução Joana Angélica d´Ávila Melo. - Rio de Janeiro : Agir, 2008.
Valeu!
Abraço
Abraços e um bom fim de semana para você.
Bom feriado!
saramago sem duvida alguma !
Sim , acho q todos deviamos tar orgulhosos de viver num pais de tao grande homem , infelizmente a maior parte das pessoas veem sua escrita como uma afronta , como quase um atentadoquando na verdade ele nao diz mais q a verdade , nao tira nem poe nada na biblia pois esta td la . so faz dialogos e discute á maneira dele .
enfim ... é pena q nao o compreendam .
mesmo os politicos (alguns) , nao deveria haver liberdade de expressao ?? afinal , para que houve o 25 de abril sena para isso ?
entao nao sei porque estao tao preocupados . Talvez queiram voltar á ditadura !! Bom , nao incomodo mais , um beijo . ;)