Manifesto por um Brasil Literário

Bartolomeu Campos de Queirós
Praticamente não divulgado pela mídia, mas durante a última Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP 2009, foi lançado o "Manifesto por um Brasil Literário", criado pelo escritor e poeta Bartolomeu Campos de Queirós. O objetivo deste documento é debater idéias em torno da divulgação da literatura. O manifesto pode ser assinado no site http://www.brasilliterario.org.br/, que abriga um fórum de discussão, enquetes e notícias relacionados ao tema.

Segue um trecho do manifesto: "É no mundo possível da ficção que o homem se encontra realmente livre para pensar, configurar alternativas, deixar agir a fantasia. Na literatura que, liberto do agir prático e da necessidade, o sujeito viaja por outro mundo possível. Sem preconceitos em sua construção, daí sua possibilidade intrínseca de inclusão, a literatura nos acolhe sem ignorar nossa incompletude."

Talvez este movimento não seja tão "urgente" quanto tantos outros manifestos no Brasil pela cidadania, dignidade, segurança ou educação básica, mas é necessário e importante sem dúvida, por este motivo já deixei minha assinatura por lá.

Comentários

Unknown disse…
Esse mundo da ficção é o verdadeiro.
O chamado mundo real é o reflexo dele, e se não participarmos da literatura jamais conseguiremos vislumbrar essa faceta da vida. Assim como não percebemos muitas vezes que somos aquele reflexo no espelho, como já disse alguém.
Já me inscrevi, obrigado Kovacs.
Abraços.
Ana R. disse…
Kovacs, como fórmula de esperança para suportar as mazelas diárias do "mundo real", sempre me refugiei na liberdade da criação. É ali onde realmente podemos ser livres...Onde deposito minha fé. E já estou participando do Manifesto.

Abraços,
Ana R.
nostodoslemos disse…
Kovacs,

A construção de uma boa base é sempre urgente...
Kovacs,
Acho importante iniciativas assim e também já me inscrevi. Afinal,"a gente não quer só comida
a gente quer comida, diversão e arte.
Além disto tenho especial carinho por Bartolomeu Campos, que conheço pelos seus livros, classificados como "infanto juvenis". Aliás, não gosto de classificações; acho que empobrecem qualquer conceito. Literatura,prá mim, é de qualidade ou não, apenas isto. Mas isto é um outro assunto. Fato é que acho a obra de Bartolomeu encantadora. Beijo meu, Vera
ASSINADÍSSIMO!
Vou repassar o endereço para outras pessoas.
ABRAÇOS!
Alexandre Kovacs disse…
Caro amigo Djabal, cada vez tenho mais certeza de que o mundo inventado que chamamos de ficção é que expressa a maior verdade. Não a verdade mesquinha da realidade, mas a expressão do que existe de melhor no homem: o sonho.
Alexandre Kovacs disse…
Ana, seu comentário está totalmente alinhado com o Djabal, como não poderia deixar de ser, tratando-se de duas pessoas extremamente sensíveis, obrigado por participar.
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, árvores de raízes fortes podem suportar os piores ventos!
Alexandre Kovacs disse…
Veroca, a idéia que tentei passar nesta postagem é justamente esta tão bem criada pelos Titãs: "a gente não quer só comida
a gente quer comida, diversão e arte"
.
Alexandre Kovacs disse…
Christina, tinha certeza de que você iria gostar desta idéia que merece ser muito divulgada.
"Prá" variar, excelente dica ! Obrigada. Já assinei o manifesto e repassei o "link" a minha lista...

Não concebo um mundo sem arte, sem literatura ! Afinal, é isso que nos salva de nós mesmos... rsrs

Beijos,
Cris.
Daisy disse…
Olá, amigão. Este movimento é importante no Brasil sim, num momento em que se insiste em vibrar manifestos sociais de terceiro mundo, camuflando a arte brasileira, principalmente a literatura. Boa dica.
Abração, mano.
Daisy disse…
... e obrigada pela simpática visita. :)
Alexandre Kovacs disse…
Cris, ótimo aforismo você criou pois sabemos que "precisamos de algo que nos salve de nós mesmos"! Obrigado pela participação!
Alexandre Kovacs disse…
Cara Daisy, ótimo revê-la por aqui e estamos todos cansados mesmo de manifestos sociais demagógicos. Obrigado pela visita!
Iza disse…
K é bem legal esse Linkwithin dá uma boa movimetada no Blog. Coloca no Mundo de K, vai ficar lindo, é bem simples. Abs
Alexandre Kovacs disse…
Izabella, obrigado pelo retorno acho que vou tentar implementar por aqui!

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura