Resultado do Prêmio São Paulo de Literatura 2009

Prêmios literáriosO prêmio São Paulo de Literatura 2009 apresentou ontem, durante cerimônia realizada no Museu da Língua Portuguesa, os vencedores da sua 2° edição. Foram analisados 217 romances de 75 editoras e 13 autores independentes, que incluíram autores consagrados como Milton Hatoum, Moacyr Scliar, João Gilberto Noll e José Saramago (ver relação completa de finalistas aqui).

Os vencedores, em cada categoria, foram os seguintes: Melhor Livro de Autor Estreante do Ano 2008: Altair Martins, com A parede no escuro (Editora Record, 256 pp.) e Melhor Livro do Ano 2008: Ronaldo Correia de Brito, com Galiléia (Editora Alfaguara, 240 pp.). Perguntado por um colega sobre quais eram os planos para o prêmio, Altair Martins respondeu “vou quitar minha casa e tentar trabalhar um pouco menos como professor para ter mais tempo pra escrever.” Ele é gaúcho de Porto Alegre, formado em letras e dá aulas na faculdade de segunda a sexta, das 10h30 às 19h30. Quanto a Ronaldo Correia de Brito é mais um médico que se tornou escritor, natural do Ceará e residente hoje em Recife.

Comentários

Giovanna Borgh disse…
Kovacs,
Obrigada pela indicação do "Iconoscópio", me sinto muito feliz e honrada.
Aprecio demais o seu blog, acho útil e importante. Além de ser feito com muito empenho.
Por isso, está indicado no meu blog pessoal e também no blog do Clube de Leitura; claro que não poderia faltar!
Estamos iniciando no tema e queremos seguir as "tecladas" dos melhores!
Divulgamos seu espaço para que tenha cada vez mais reconhecimento e sirva de ferramenta de estudo para tantos outros!
abraço!
Unknown disse…
O médico Ronaldo Correia de Brito, chamou minha atenção pelas sinopses de seu último livro. Havia feito a aposta na qualidade dele, agora, ela foi de certa forma comprovada, pelos 'universitários'. O risco é menor, e a leitura será a próxima. Fico satisfeito com a premiação de novos escritores. Difícil conceber oito anos de trabalho para gerar um romance. É coisa de gente muito dedicada mesmo. Grande abraço.
Anônimo disse…
Kovacs, eu ainda não li nenhum dos premiados, e você? Acho que andei te decepcionando com a minha falta de conhecimento musical... Olha lá! Há muito que desisti de saber de tudo. Há áreas em que outros são melhores do que eu, graças a Deus! Um abraço, Ladyce
nostodoslemos disse…
Kovacs, eu ainda não li nenhum dos premiados, e você? Acho que andei te decepcionando com a minha falta de conhecimento musical... Olha lá! Há muito que desisti de saber de tudo. Há áreas em que outros são melhores do que eu, graças a Deus! Um abraço, Lígia

(teclado continua com defeito...)
nostodoslemos disse…
"não chora..." (risos)
Barros (RBA) disse…
Parece uma boa renovação, digo, no caso do Altair Martins com "A parede no escuro". Quem quiser ler um trecho do primeiro capítulo é so ir no Blog do Prosa e Verso. Acho que o link não funciona aqui, mas ai vai:

http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2009/08/04/trecho-do-primeiro-capitulo-de-parede-no-escuro-de-altair-martins-211159.asp
Alexandre Kovacs disse…
Giovanna, muito obrigado pelo comentário generoso e gentil. Parabéns pelo blog do Clube de Leitura que é uma iniciativa ótima. Quanto ao Iconoscópio tem link garantido por aqui pelos mesmos motivos que você citou.
Alexandre Kovacs disse…
Djabal, ainda não li Altair Martins nem Ronaldo Correia de Brito, mas vou tentar corrigir esta falha em breve. Obrigado pela sua participação aqui, sempre importante.
Alexandre Kovacs disse…
Ladyce, também ainda não tive oportunidade de conhecer os autores, mas acho que esta característica de divulgação é a mais importante das premiações. Como eu já comentei anteriormente é difícil de acreditar que exista alguma área de cultura que você não possa comentar (quem duvidar é só visitar o blog).
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, obrigado pela presença e comentário surpreendente.
Alexandre Kovacs disse…
Barros, obrigado pela dica! Vou seguir o link que você recomendou agora mesmo.
Gabriela Ventura disse…
o prêmio do ano passado me deixou conhecer o Tezza, que é magnífico. agora estou louca para ler Galiléia.
acho que um dos méritos do prêmio é não necessariamente provilegiar "os grandes". e precisa de prêmio para reafirmar carreiras literárias de um Saramago, um Hatoum, um Lobo Antunes?
nostodoslemos disse…
Kovacs,

Preciso de um espaço temporário enquanto trabalho com um 'grande texto'.

Se por ventura se agradar do texto, não precisa excluir.

Gentileza a tua ceder este espaço...

"O Brasil já tem uma forma geográfica de um coração. Todo Brasileiro tem esse coração. A Música vai de uma Alma à outra. Os pássaros conversam pela Música; eles têm coração. Tudo o que se sente na vida se sente no coração. O coração é o metrônomo da vida. E há muita gente na Humanidade que se esquece disso. Justamente o que mais precisa a Humanidade é de um metrônomo. Se houvesse alguém no mundo que pudesse colocar um metrônomo no 'cimo da Terra', talvez estivéssemos mais próximo da Paz. Por que se desentendem, vivem descompassados Raças e Povos? Porque não se lembram do metrônomo que guardam no peito: o coração. Foi fadado por Deus justamente no Brasil possuir uma forma geométrica de coração e haver um ritmo palpitante em toda a sua Raça..."

Citado por Heitor Villa-Lobos num Discurso em João Pessoa-PB no ano de 1951 (Citado também na página 92 do livro de Maria Celia Machado "Heitor Villa-Lobos").

"Nunca na minha vida procurei a Cultura, a Erudição, o Saber; e mesmo a Sabedoria nos Livros, nas Doutrinas, nas Teorias, das Formas Ortodoxas... Nunca! Porque o meu Livro era o Brasil. Não o Mapa do Brasil na minha frente, mas a Terra do Brasil, onde eu piso, onde eu sinto, onde eu ando, onde eu percorro...."

Citado por Villa-Lobos no mesmo Discurso em João Pessoa-PB em 1951 (Citado também na página 93 do livro de Maria Celia Machado "Heitor Villa-Lobos").

Esse excelente Compositor Brasileiro valorizou, como pouquíssimos Músicos no Mundo, a Música Folclórica de seu País Natal. Isso se torna ainda mais notável principalmente quando se leva em conta que naquele tempo as Viagens eram bem mais demoradas (além de não existirem estradas pavimentadas, Santos Dumont mal havia acabado de inventar o Avião) e levando-se em conta também a imensa extensão territorial desse país chamado Brasil!!

Compositor Erudito e também Popular! Notável também no Chorinho e na Música Folclórica, inclusive a Música Caipira que ele soube captar na Alma do Povo do Sertão Brasileiro!"...


Mais Tema-Fonte: http://www.boamusicaricardinho.com/villalobos_83.html

Outras fontes sabiamente pesquisadas, segundo este maravilhoso tema-fonte, ou seria link-fonte, ou ainda tema-link...
(engraçado, este texto é um tanto familiar...e falando em familiar... onde anda o BARROS?)

"Obs.: As informações contidas no texto dessa página são originárias dos encartes de diversos LP's e CD's de "Villa-Lobos", dentre os quais, o album sêxtuplo "Villa-Lobos Par Lui-Même", além dos livros "Villa-Lobos - O Índio Branco" (Anna Stella Schic), "Heitor Villa-Lobos" (Maria Celia Machado), "Villa-Lobos - Uma Introdução" (Luiz Paulo Horta) e "As Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos" (Adhemar Nóbrega), além dos sites do filme Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão, das gravadoras Kuarup, ROB-Digital e Movieplay, e também dos sites do Museu Villa-Lobos, Brasileirinho - A Sua Página de Música Brasileira, Classical Guitar, Folha de São Paulo - Artigo de Irineu Franco Perpétuo: Veja os Passos para Compreender Villa-Lobos, Wikipedia- A Enciclopédia Livre, Portal UnB - Universidade de Brasília, Biblioteca Brasileira do Violão, Memória Viva de Heitor Villa-Lobos, Centenário do Nascimento de Villa-Lobos - por Walter Morales, Fundação Biblioteca Nacional, Vidas Lusófonas, Dicionario Ricardo Cravo Albin de Música Popular Brasileira, Tempo Glauber, IMS - Instituto Moreira Salles e IMMUB - Instituto Memória Musical Brasileira. Ver também mais detalhes e links na página Para saber mais... onde constam as Referências Bibliográficas sem as quais a elaboração desse site teria sido impossível. "

Boa noite!
nostodoslemos disse…
K, e o tempo? Aqui...

"Um dia frio, um bom lugar prá LER um LIVRO"
nostodoslemos disse…
Em tempo (2):

"O importante é que EMOÇÕES eu vivi..."

Sds,
nostodoslemos disse…
Em tempo (3):

Correção: "O importante é que emoções foram vividas"...

"O Brasil já tem uma forma geográfica de um coração. Todo Brasileiro tem esse coração. A Música vai de uma Alma à outra. Os pássaros conversam pela Música; eles têm coração. Tudo o que se sente na vida se sente no coração..."

Citado por Heitor Villa-Lobos num Discurso em João Pessoa-PB no ano de 1951 (Citado também na página 92 do livro de Maria Celia Machado "Heitor Villa-Lobos").


Fonte: http://www.boamusicaricardinho.com/villalobos_83.html
nostodoslemos disse…
Em tempo (4):

Essa história de 'emoções' é um pouco mais antiga... não seria da trilha de 'k'...
Maria Augusta disse…
Que bom que estes prêmios ajudam os autores a resolver os problemas materiais e aproximá-los mais da literatura. Não li os premiados mas colocarei na minha lista.
Um abração.
Leila Silva disse…
Isso me faz pensar que preciso dedicar um pouco mais de tempo aos autores brasileiros contemporâneos...
Abraçs
nostodoslemos disse…
Kovacs,

Sincero pedido de desculpas.
O tópico nem falava em música...
Acho que estava sonâmbula!
:(
Alexandre Kovacs disse…
Gabriela, também entendo que a divulgação e o debate sobre novos autores seja mesmo a maior vantagem das premiações. Afinal, acho que para Saramago, Lobo Antunes ou Hatoum este prêmio não faria a menor diferença em suas carreiras.
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, o Brasil tem uma grande dívida para com Villa-Lobos e todo trabalho de divulgação sobre sua obra será sempre importante. As suas obras para violão, um instrumento quase sempre desprezado pelos compositores eruditos, são as minhas preferidas.

Acho que com os meus 48 anos não tenho como dizer que nunca ouvi falar em "emoções".

Música e Literatura são assuntos igualmente importantes e sempre bem-vindos por aqui. Obrigado pela participação!
Alexandre Kovacs disse…
Maria Augusta, na verdade é a maior premiação nacional, no valor de R$ 200 mil. Um grande incentivo às artes.
Alexandre Kovacs disse…
Leila Silva, estou com essa mesma sensação e precisamos corrigir esta falta logo.

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura