Biblioteca Digital de Fernando Pessoa

Casa Fernando Pessoa

O site da Casa Fernando Pessoa foi inaugurado em 2008 contendo as obras completas dos heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis, poesias do próprio Fernando Pessoa e um banco de dados de poetas consagrados. Adicionalmente encontramos também Cronologia, Fotobiografia e Roteiro Pessoano.

Agora, além de todas as preciosas informações acima, em um trabalho conjunto da Casa Fernando Pessoa, o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e apoio da Fundação Vodafone, o processo de catalogação e digitalização da Biblioteca particular de Fernando Pessoa está também disponível online.

Conforme nota dos organizadores, o objetivo do projeto é "dar visibilidade virtual à biblioteca particular de Fernando Pessoa com uma iniciativa coletiva que começou em Abril de 2008 e que hoje permite disponibilizar online milhares de páginas impressas, muitas das quais com anotações, comentários, traduções e outros diversos tipos de textos em prosa e em verso, além de desenhos, horóscopos e exercícios caligráficos". Parabéns à Casa Fernando Pessoa!

Comentários

nostodoslemos disse…
Pessoa, sempre Pessoa...

Minha primeira visita (e comentário) no "Mundo de K" foi fatalmente atraída pela poesia de Pessoa.

Obrigada!
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, gosto muito de uma citação de Almada Negreiros que afirma:

"As pessoas que eu mais admiro são aquelas que nunca acabam."

Esta é a definição perfeita de Fernando Pessoa, ele nunca acaba.
myra disse…
formidavel!!!!e gostei muito da citaçao na tua resposta à Lygia:"as pessoas que eu mais admiro sao aquelas que nunca acabam"!!!!!
um gde abraço
Alexandre Kovacs disse…
Myra, uma citação de Almada Negreiros (1893 - 1970) - pintor e escritor português que eu adoro.
Gerana Damulakis disse…
Também adoro Almada Negreiros. Mas a postagem é sobre Pessoa, que também adoro. Aliás, os poetas portugueses são incríveis, haja vista Mário de Sá-Carneiro, Eugenio de Andrade, Antonio Nobre etc etc etc.
Alexandre Kovacs disse…
Gerana, você já leu a correspondência entre Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro da Editora Companhia das Letras? É uma ótima dica.

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa