20 conselhos para vencer a página em branco

Johannes Vermeer - "Mulher escrevendo uma carta" - 1670-71
Detalhe de Johannes Vermeer - "Mulher escrevendo uma carta" - 1670-71

Lendo "Facing the Blank Page - Celebrated Writers on How to Overcome Creative Block" do site Brain Pickings notei que não há consenso entre os grandes escritores sobre como superar o bloqueio criativo e enfrentar a terrível página em branco. Enquanto Joyce Carol Oates e Jonathan Franzen defendem um planejamento e uma ideia preliminar bem definida antes de começar a escrever, outra fontes na internet com citações de autores como P.D. James e Anne Enright aconselham procedimentos bem mais práticos e intuitivos. É claro que a relação abaixo está mais para uma grande brincadeira, ou alguém acha mesmo que se aprende a escrever lendo listas de blogs? Bem, minha recomendação é seguir a proposta de Colm Tóibín, "pare de sentir pena de si mesmo" e comece a escrever agora!

(01) "A página em branco na mente tem de ser preenchida antes que você tenha a coragem de enfrentar a página em branco real." (Jonathan Franzen)

(02) "Eu nunca escreveria em primeiro lugar — Eu não acho que seja bom. Assim que você escreve em linguagem, torna-se congelado. É melhor pensar em primeiro lugar — pensar por um longo tempo — e, em seguida, escrever quando você estiver pronto para escrever. Mas escrever prematuramente é um erro."  (Joyce Carol Oates)

(03) "Uma página em branco é também uma porta que contém o infinito, como um céu noturno com uma superlua muito perto da Terra, com todas as estrelas e as galáxias, onde você pode ver muito, muito claramente... Você sabe como isso pode fazer o seu coração bater mais rápido?" (David Mitchell)

(04) "Quando me sento para escrever, às vezes está lá e às vezes não. Mas isso não me incomoda mais. Eu digo aos meus alunos que existe esta coisa de "bloqueio de escritor", e que eles devem respeitar. Você não deve escrever nesta condição. Está bloqueado porque deveria estar bloqueado, porque você não tem isso agora." (Toni Morrison)

(05) "Se você está enfrentando dificuldades com um livro, tente o elemento surpresa: atacá-lo numa hora em que ele não está esperando." (H.G. Wells)

(06) "O trabalho finalmente começa quando o medo de não fazer nada supera o medo de fazê-lo mal." (Alain de Botton)

(07) "Quando você não pode criar você pode trabalhar." (Henry Miller)

(08) "Não há maior agonia do que guardar uma história não contada dentro de você." (Maya Angelou)

(09) "Eu odeio escrever, adoro ter escrito." (Dorothy Parker)

(10) "Você pode corrigir qualquer coisa, menos uma página em branco." (Nora Roberts)

(11) "Não escrevam jamais pensando na crítica, nos amigos ou parentes, na doce noiva ou esposa. Nem sequer no leitor hipotético" (Juan Carlos Onetti)

(12) "Não apenas planeje escrever - escreva. É somente escrevendo, e não sonhando com isso, que nós desenvolvemos o nosso próprio estilo." (P.D. James)

(13) "A maneira de escrever um livro é realmente escrever um livro. Uma caneta é útil, digitação também é bom. Continue colocando palavras na página." (Anne Enright)

(14) "Escreva. Coloque uma palavra depois da outra. Encontre a palavra certa, escreva-a." (Neil Gaiman)

(15) "Tudo que você tem a fazer é escrever uma frase verdadeira. Escreva a frase mais verdadeira que você conheça." (Ernest Hemingway)

(16) "Se eu esperasse pela perfeição... Eu nunca iria escrever uma palavra." (Margaret Atwood)

(17) "Até que você saiba quem você é, não pode escrever." (Salman Rushdie)

(18) "Se você não disser a verdade sobre si mesmo, você não poderá dizer sobre as outras pessoas." (Virginia Woolf)

(19) "Não coloque uma fotografia de seu autor favorito em sua mesa, especialmente se o autor é um dos mais famosos que cometeram suicídio." (Roddy Doyle)

(20) "Pare de sentir pena de si mesmo." (Colm Tóibín)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa