"O paciente inglês" de Michael Ondaatje leva o Golden Man Booker Prize

Literatura inglesa contemporânea

The English Patient (O paciente inglês) de Michael Ondaatje foi escolhido como o melhor romance premiado pelo Man Booker Prize em 50 anos. As cinco obras selecionadas, uma para cada década da premiação, foram definidas por uma comissão julgadora e o vencedor eleito pelo público por votação online que ocorreu no período de 26 de maio a 25 de junho  (ler aqui a postagem com os cinco autores finalistas).

O romance histórico foi lançado originalmente em 1992 e, no Brasil, está disponível apenas em edição de bolso de 2007 publicada pela Editora Companhia das Letras em tradução de Rubens Figueiredo — Ler abaixo a biografia do autor e sinopse da obra disponíveis no site da Editora.

Biografia do AutorMichael Ondaatje nasceu em 1943, no Sri Lanka e, após crescer na Inglaterra, radicou-se no Canadá em 1962. Foi professor universitário de literatura inglesa e começou sua carreira literária como poeta. O paciente inglês, seu romance de 1992, ganhou o Booker Prize, o Canada Australia Prize e o Canada Governor General's Award, entre outros prêmios e, em sua adaptação para o cinema, o Oscar de melhor filme em 1997. Divisadero, seu quinto romance, ganhou o Governor General's Award, em 2007.

Sinopse do romanceNo final da Segunda Guerra Mundial, numa villa abandonada na Itália, quatro pessoas vivem um encontro inusitado: uma jovem enfermeira cuja vida foi devastada pela guerra; um inglês desconhecido e moribundo, sobrevivente de um desastre de avião; um ladrão cujas "habilidades" acabaram por fazer dele um herói de guerra; e um soldado indiano especialista em desmonte de bombas, a quem três anos de guerra ensinaram que "a única segurança está em si mesmo". O livro revela os caminhos e detalhes de quatro vidas capturadas e modificadas e agora inextricavelmente ligadas pelas circunstâncias brutais e improváveis da guerra. Em 1996, foi levado às telas pelo diretor Anthony Minghella e recebeu nove prêmios Oscar, inclusive o de melhor filme.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos