Emancipação e História - José Maurício Domingues

Sociologia
Emancipação e História - O Retorno da Teoria Social - José Maurício Domingues - Editora Civilização Brasileira - 294 Páginas - Lançamento: 23/04/2018.

Uma leitura que exige formação acadêmica na área de ciências sociais, particularmente a sociologia, ou alguma pesquisa anterior sobre conceitos de teoria sociológica, emancipação social, modernidade política, teoria crítica, marxismo e pensadores da Escola de Frankfurt como Theodor Adorno e Max Horkheimer. Caso o leitor não tenha conhecimento prévio sobre os temas citados dificilmente poderá acompanhar o nível de aprofundamento teórico do autor, o sociólogo José Maurício Domingues, doutor em sociologia pela London School of Economics and Political Science e professor / pesquisador da UERJ, que apresenta neste livro nove artigos já editados em publicações sobre sociologia no Brasil e no exterior.

O autor aborda o tema da modernidade global do ponto de vista da teoria sociológica crítica com citações a estudiosos da área de história, filosofia e economia política. Entre os aspectos destacados pelo professor José Maurício está a questão da religião na atualidade em comparação com a secularização, modernidade política e a influência do Estado Moderno na discussão das formas de interação social, sempre com uma abordagem crítica de teor analítico no esforço de superar a mera descrição empírica e a narrativa histórica.
"A junção entre emancipação e história, em particular mediante o retorno da teoria social, aponta exatamente para estas perguntas: quais tendências de desenvolvimento do mundo contemporâneo se podem discernir hoje, sem abrir mão da ideia de contingência e da criatividade social? É possível delinear algum horizonte de futuro como pretendia a teoria clássica, ainda que exageradamente? Há algo, a respeito do horizonte de futuro, que mereça ser discutido do ponto de vista da teoria crítica, vinculando-se às possibilidades de emancipação da espécie humana? Somos capazes de ir além da descrição empírica e da narrativa histórica, dando resposta a essas indagações no plano da teoria social? São essas as questões mais gerais que permeiam os textos aqui reunidos." (Pág. 8)
Nos textos do professor José Maurício notamos sempre a tentativa de unir as escolas de sociologia clássicas, notadamente com base em Karl Marx e a teoria marxista, a uma visão contemporânea, buscando uma estrutura teórica consolidada. Ao final do livro encontra-se uma rica bibliografia sobre as ciências sociais. Um livro com uma fundamentação teórica pesada e somente recomendado para profissionais da área.

Sociologia
Sinopse da Editora: "Em Emancipação e História, o sociólogo José Maurício Domingues avalia a teoria crítica da atualidade, sem se restringir à tradição da Escola de Frankfurt e de seus desdobramentos, mas supondo que outros autores e correntes nela se situem de maneira lata, compartilhando alguns pressupostos comuns. Além disso, faz conexões entre história e emancipação, centrando-se nas tendências que estruturam a modernidade e podem nos levar além dela. Neste livro, as sociologias clássica e contemporânea e a teoria social são mobilizadas para recuperar uma teoria robusta, capaz de ultrapassar as perspectivas empíricas no pensamento emancipatório. O leitor encontrará também o diálogo livre e criativo com Karl Marx e a tradição marxista, especialmente importante no bicentenário do nascimento do pensador."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira