Rita Balduino - O feito afaga o gesto


Rita Balduino - O feito afaga o gesto - Editora Patuá - design gráfico: Ruth Klotzel - revisão: Wagner Clini - produção executiva do projeto: Célia Barros - Lançamento: junho/2018

A forma e o conteúdo são partes inseparáveis neste livro da artista visual e poeta Rita Balduino. Um conjunto composto por sete livretos independentes que exploram a relação das palavras não somente com a diagramação na página, mas também com a gramatura da folha ou a transparência do papel, conforme o efeito desejado pelo poema. Um projeto de extrema sensibilidade da autora e executado com muita atenção pela Editora Patuá.

Cada livreto guarda um conceito próprio a ser explorado pelo leitor por meio dos estímulos visuais. Destaquei alguns poemas e a descrição de cada parte feita pela própria autora. Infelizmente não é possível reproduzir em uma resenha a experiência sensorial, o que só é viável com as imagens e palavras juntas, ou seja com o "box" do livro em mãos. No entanto, os poemas ainda guardam a sua força mesmo sem o apoio das imagens.

Palavras de Olhar parte de um questionamento sobre a concretude da palavra “ver”. Este livreto que abre a série, busca a intimidade na relação de palavras e imagens. Um olho que invade o buraco da fechadura e encontra palavras que chamam e assediam. O embate entre o escrito e o visto também aparece nas palavras impressas e fotografadas.

          toc-toc-toc
          a campainha
          emudeceu


          toc-toc-toc
          o olho mágico
          não viu

          toc-toc-toc
          tem gente
          ausente
          na porta


poesia
Palavras de olhar

Coisa de Falar aborda a voz, o ato de comunicar, a vontade como denúncia. A palavra emitida entra em sintonia e contraste com a agressão, ataque ou defesa, vontade de possessão e, incondicionalmente, a frustração que deságua na poesia. A palavra coisa remete a tudo que possa ter existência, assim o poema relata dores, denúncias, abusos e estados de alma. Palavras que cortam e ferem podendo encontrar um curativo em imagem e poesia.

          às vezes

          a voz no poema

          aflora

          a calma,

          meio dia da alma,
          refúgio de poeta

          a voz da poesia

          silencia

Paisagens explora a visualidade desde a ação de desenhar, dar forma, enformar o visto e o sentido. A paisagem surge aqui de caráter ambíguo pondo em relação signos e estados mentais que descubro mediante a observação e o desdobramento: palavras dentro de palavras, como as bonequinhas russas “matrioshkas” que vamos descobrindo conforme nos dispomos a abrir cada uma delas.

          janelas
          miram o infinito
          solidão vagueia
          num mar gotas
          ausentes

Coisa de Crer incide sobre o imaterial, deus e a verdade, vida e impermanência. A concretude do olhar se expõe como ver quantidade sem fim, ver sem ter visto. O verbo divino da verdade gravita em torno da dúvida eterna.


          a deus

          de tanto ser
          crê ser

          esqueceu
          de ver
          devir
          de voar

          de repente
          miríades
          mil vezes
          dez mil

          cresceu o ser
          de tanto olhar

          adeus

As Horas é um livreto que se abeira do tempo que passa e se sustenta na nossa dimensão humana. Trata-se de um tempo universal que pesa e frustra, do cotidiano passageiro que se estabelece em cada esquina. Se em “coisa de crer” deus não alcança ver, em “as horas” o tempo fica e quem passa somos nós.


          você
          vai passar

          passando
          o tempo

          vai
          passar
          por você

          o tempo
          não
          vai passar

Coisa de Fazer volta a tratar da materialização, agora sentida enquanto ação que grava e atravessa a impermanência em ciclos de criação. O gesto que faz e a concretização do fazer em produtos que dão forma ao desejo e necessidades humanas, é contraposto ao gesto de refazer e à fragilidade dos processos de construção e elaboração. Aqui é a ação, o gesto e as atitudes enunciados em primeira pessoa que se evidenciam.

          amassei o papel
          antes de escrever

          o escrito
          saiu rasgado

          sem palavras

          as letras
          ficaram turvas

          e a poesia

          incompetência
          do poeta

          foi esculpida
          em pequenos
          pássaros
          sobre a mesa

CaminhanteÉ o livreto que encerra a publicação e guarda um tom inconcluso, onde a paisagem se funde com a própria contemplação. Em caminhante alguns opostos se constelam: peso e leveza; repouso e ação; construção e desconstrução; repetição e paixão. Caminhante, aqui, é visto como aquele que passa, que se torna filho do tempo através de um olhar poético.

          o caminho é tudo que levo

          às vezes, sigo por aí feito
          poeira sem vento, outras,
          feito andorinha no fio

          repouso
          o caminho a inventar
          o caminhar

          o caminho é tudo
          que leve se ausenta


poesia
Rita Balduino - O feito afaga o gesto - Editora Patuá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos