Hilary Mantel - Booker Prize 2009
A escritora britânica de 57 anos, Hilary Mantel, venceu o Man Booker Prize 2009 com o romance histórico "Wolf Hall", superando os outros cinco finalistas. Segue abaixo a "shortlist" completa com os seis autores indicados deste ano:
The Children’s Book, A.S. Byatt
Summertime, J.M. Coetzee
The Quickening Maze, Adam Fould
Wolf Hall, Hilary Mantel
The Glass Room, Simon Mawer
The Little Stranger, Sarah Waters
O romance de 650 páginas de Mantel é ambientado na década de 1520 e narra a trajetória de Thomas Cromwell, conselheiro do rei da Inglaterra Henrique VIII que, no desejo de conseguir um herdeiro masculino, resolve abandonar a sua primeira esposa, Catarina de Aragão, e se casar com Ana Bolena. Como prêmio, Hilary Mantel, que demorou cinco anos para concluir sua obra, ganhará 50 mil libras (US$ 80 mil).
O Man Booker Prize, criado em 1969, é um dos mais prestigiados prêmios literários internacionais, conferido à melhor obra de ficção publicada no ano por um autor do Reino Unido, da República da Irlanda ou dos países da Comunidade Britânica (Commonwealth).
Comentários
PS: O Nobel será anunciado na próxima semana!
O livro da Mantel (que eu desconhecia) parece ser bem interessante - ando gostando de romances históricos: acabei A Obra em Negro, que se passa no século XVI, e comecei Meridiano de Sangue, localizado no oeste dos EUA em meados do século XIX.
Bem-vindo de volta depois das merecidas férias.
Abraços
Abraços!