Exposição World Press Photo 2015 no Rio de Janeiro

Fotojornalismo
Jon and Alex - Mads Nissen
A exposição que reúne as 145 fotos vencedoras da edição de 2015 do prestigiado concurso internacional World Press Photo está em cartaz no Rio de Janeiro até 21 de junho nas instalações da CAIXA Cultural. A foto acima, Jon and Alex, do dinamarquês Mads Nissen foi a grande vencedora e capta um momento íntimo de um casal gay em São Petersburgo, na Rússia, onde as minorias sexuais enfrentam uma forte discriminação social e legal, além de ataques crescentes de grupos religiosos conservadores e nacionalistas.

Este ano o concurso recebeu inscrições de 131 países e 97.912 imagens, registradas em 2014, foram enviadas por 5.692 fotógrafos. O objetivo da exposição é promover um maior conhecimento sobre o que acontece no mundo, apoiando o fotojornalismo e a fotografia documental em âmbito internacional. Esta mostra divulga as imagens vencedoras das oito categorias (problemas contemporâneos, vida diária, notícias gerais, projetos de longo prazo, natureza, retratos, esportes e notícias locais) para 45 países, sendo vistas portanto por milhões de pessoas.

The Final Game - Bao Tailiang
Já a foto acima do chinês Bao Tailiang, primeira colocada na categoria de esportes, é particularmente interessante para o público brasileiro porque é um belo flagrante da expressão sonhadora de Lionel Messi observando a taça após a derrota da Argentina para a Alemanha na final da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Clique na foto para ampliá-la e ver melhor os detalhes.

A World Press Photo é uma organização independente, sem fins lucrativos, com sede em Amsterdã na Holanda, onde foi fundada em 1955. Recomendo visitar aqui o imperdível site oficial com a galeria histórica de todas as fotos da fundação.

Exposição World Press Photo
De 19 de maio a 21 de junho de 2015
CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Galeria 3
Av. Almirante Barroso, 25, Centro, telefone (21) 3980-3815
Metrô: Estação Carioca
De terça-feira a domingo, 10h às 21h
Entrada Franca (não recomendado para menores de 16 anos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa