Melhores seleções de livros de 2016 em um só lugar!

Literatura, melhores livros de 2016

Todos os anos, ao longo do mês de dezembro, são publicadas várias relações com os melhores lançamentos de livros do ano, de acordo com as publicações especializadas do Brasil e do mundo. Não sei se acontece o mesmo com vocês mas, no meu caso, acabo não conseguindo acompanhar a enxurrada de textos e perdendo várias recomendações e críticas interessantes, particularmente úteis para quem tem o hábito de escrever resenhas ou estar sempre bem informado sobre a literatura do nosso tempo. Bem, aqui você vai encontrar um resumo do que levantei de melhor nas publicações da internet em 2016 (até mesmo dos anos anteriores, quando disponível) e assim guardar em um só lugar para ler com calma, de preferência antes do próximo ano, um trabalho de utilidade pública.

npr
A imagem que abre a postagem é da impressionante lista da National Public Radio (NPR), com mais de trezentos títulos selecionados em categorias que podem ser filtradas de forma inteligente e até mesmo combinadas, tais como: biografia e memórias, livros de culinária, poesias e contos, para amantes da música, infantis, ficção científica e fantasia, ficção histórica, ciência e muitos outros. Neste site especial, chamado de NPR’s Book Concierge, você encontrará também um pequeno resumo de cada título preparado pelos editores. Seguem os links para as seleções dos últimos anos: 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009 / 2008.

The New York Times
Uma das  listas mais conceituadas sobre lançamentos do ano em língua inglesa, originais e traduções, é a do New York Times (Sunday Book Review) que apresenta uma seleção de 100 livros resenhados no ano nas categorias de ficção e poesia e não ficção. Cada um dos livros indicados tem um link apontado para a respectiva resenha crítica. Outra lista importante do New York Times é a de 10 melhores livros do ano, normalmente coincidente com os maiores prêmios literários em língua inglesa, como o Man Booker Prize e National Book Award. Seguem os links para as seleções dos últimos anos: 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009 / 2008 / 2007 e 2006.

Guardian
O The Guardian é um jornal de credibilidade internacional e a sua seção cultural apresenta as resenhas mais detalhadas da mídia, que normalmente tem o poder de impulsionar ou terminar com carreiras de autores. A lista "The 100 greatest novels of all time: The list" já se tornou referência na internet, imperdível e bom ponto de partida para encontrar clássicos de Cervantes à Philip Roth. A seleção de melhores livros de 2016 foi preparada com opiniões dos próprios escritores (nada mais justo), tais como: Zadie Smith, John Banville, Julian Barnes, Jonathan Coe, entre muitos outros e dividida em Parte 1 e Parte 2. Outras seleções por categoria do Guardian: melhores livros infantis, melhores livros de ficção científica e fantasia e melhores livros policiais do ano.

The Huffington Post
O The Huffington Post é uma mídia não tradicional e lançada em 2005, como um agregador de blogs norte-americanos, hoje já conta com uma versão brasileira (HuffPost Brasil) que tem bastante influência na área cultural e redes sociais. Este ano, a seleção dos editores compreende os 18 melhores romances de 2016 no mercado dos EUA e seguindo a lógica de destacar os romances escolhidos pelos maiores prêmios internacionais em língua inglesa, The 18 Best Fiction Books of 2016, um número meio quebrado, entre dez e vinte, mas que se tornou padrão desta mídia desde 2015, ler as edições anteriores dos melhores livros de 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 e 2009.

Vulture
Com um nome bastante peculiar e mesmo sugestivo para um site da área cultural na internet, o Vulture (Abutre) continua "devorando cultura de costa a costa" e é formado por editores da revista semanal New York Magazine, fundada em 1968, com foco na divulgação de filmes, teatro, arte, TV, música e, é claro, ótimas resenhas de livros "escritas com a mente de um crítico e o coração de um fã", uma definição dos próprios editores. O site tem uma seção dedicada somente a listas. Este ano podemos ler a seleção dos dez melhores livros do ano nesta publicação: The Ten Best Books of 2016. Ler as edições anteriores dos melhores livros de 2015 / 2014 / 2013 e 2012.

best book covers
Uma das etapas mais importantes de todo lançamento editorial é o projeto gráfico da capa, independente da área de interesse. Uma capa adequada pode promover a divulgação e as vendas do livro ou o contrário. Os editores do New York Times publicaram uma seleção de melhores capas de 2016: The Best Book Covers of 2016. Outras publicações semelhante foram as do site Slate: The Best Book Jackets of 2016, da Paste Magazine:The 30 Best Book Covers of 2016 e do site BuzzFeed: 32 Of The Most Beautiful Book Covers of 2016. É interessante notar que alguns dos melhores livros de 2016 estão também incluídos nestas seleções, confirmando a importância do projeto gráfico.

amalgama
Infelizmente, os nossos grandes jornais só costumam publicar suas listas de melhores livros do ano na última semana de dezembro. Sabemos muito bem como é difícil manter um blog ou site cultural no Brasil, por isso é claro que não poderia faltar a lista dos melhores de 2016 feita por um dos melhores portais nacionais sobre literatura com dezenas de colaboradores, a Revista Amálgama. Leiam a seleção deles com os Melhores Livros de 2016 e para conhecer mais sobre o ótimo site visitem a página do facebook e twitter.  Ah sim, sem querer advogar em causa própria, leiam também as melhores resenhas de 2016 do blog Mundo de K! Obrigado e um ótimo 2017 para todos nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa