Exposição World Press Photo 2017 no Rio de Janeiro

The Silent Victims of a Forgotten War - Paula Bronstein
The Silent Victims of a Forgotten War - Paula Bronstein

Últimos dias para visitar a exposição que reúne as fotos premiadas da edição de 2017 do concurso internacional World Press Photo no Rio de Janeiro, somente até domingo próximo, 19 de junho, com entrada franca nas instalações da CAIXA Cultural. A imagem acima, "The Silent Victims of a Forgotten War", da norte-americana Paula Bronstein é uma espécie de Pietà moderna que certamente deixaria Michelangelo envergonhado. Najiba cuida de seu sobrinho Shabir de dois anos, ferido em uma explosão que matou sua irmã, em Kabul, no Afeganistão. A bomba explodiu em uma parte relativamente pacífica de Kabul, enquanto a mãe de Shabir estava caminhando com as crianças para a escola. Infelizmente, o fotojornalismo reflete os conflitos e injustiças sociais do mundo contemporâneo, mas isto não é culpa das fotos ou dos fotógrafos.


Caretta Caretta Trapped - Francis Pérez
Caretta Caretta Trapped - Francis Pérez
Por sinal, injustiças e agressões não são cometidas apenas contra a raça humana, é o que mostra a foto acima do espanhol Francis Pérez, uma tartaruga marinha presa em uma rede de pesca abandonada, ao largo da costa de Tenerife, Ilhas Canárias. Este ano a organização do concurso recebeu inscrições de 5.034 fotógrafos de 126 nacionalidades com 80.408 imagens. O júri distribuiu prêmios em oito categorias para 45 fotógrafos de 25 países: Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, República Tcheca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Índia, Irã, Itália, Paquistão, Filipinas, Romênia, Rússia, África do Sul, Espanha, Suécia, Síria, Nova Zelândia, Turquia, Grã-Bretanha e EUA. Como já é tradição, a exposição visita 45 países e é vista por mais de quatro milhões de pessoas anualmente.

Rio´s Golden Smile - Kai Oliver Ptaffenbach

Este ano o Rio de Janeiro faz parte do cenário com duas fotos, a primeira, "Rio´s Golden Smile", do alemão Kai Oliver Pfaffenbach, mostra o momento mágico do sorriso do atleta jamaicano Usain Bolt na semi-final dos 100 metros rasos, durante as Olimpíadas de 2016. Já a série de fotos premiada com o 3º lugar, na categoria Assuntos Contemporâneos (histórias), do também alemão Peter Bauza, mostra uma triste imagem, "Copacabana Palace"a realidade dos moradores de um conjunto habitacional abandonado em Campo Grande. O objetivo da exposição é promover um maior conhecimento sobre o que acontece globalmente, apoiando o fotojornalismo e a fotografia documental em âmbito internacional. Uma boa recomendação para o final de semana prolongado.

Exposição World Press Photo
De 16 de maio a 18 de junho de 2017
CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Galeria 4
Av.: Almirante Barroso, 25, Centro, telefone: (21) 3980-3815
Metrô: Estação Carioca
De terça-feira a domingo, 10h às 21h
Entrada Franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa