Abdulrazak Gurnah - Sobrevidas

Prêmio Nobel de Literatura 2021
Abdulrazak Gurnah - Sobrevidas - Editora Companhia das Letras - 336 Páginas - Tradução de Caetano W. Galindo - Capa de Oga Mendonça - Lançamento: 2022.

Em 2021 o romancista Abdulrazak Gurnah da Tanzânia foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura "por sua compreensão intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino dos refugiados no abismo entre culturas e continentes", na definição da Academia Sueca. Gurnah nasceu em 1948 e cresceu na ilha de Zanzibar, chegando na Inglaterra na década de 1960 como refugiado. Ele começou a escrever aos 21 anos de idade em inglês sobre o tema cada vez mais atual, infelizmente, dos refugiados. Entre seus dez romances publicados, os mais famosos são Paradise e Desertion, ambos ainda sem edições em português.

Este seu mais recente lançamento, publicado originalmente em 2020, é o primeiro livro do autor traduzido no Brasil e tem como pano de fundo a história da colonização europeia ao longo do século XX na África Oriental: "Assim era essa parte do mundo na época. Cada pedacinho pertencia aos europeus, ao menos no mapa: British East Africa, Deutsch-Ostafrika, África Oriental Portuguesa, Congo Belge." Em Sobrevidas, o foco está nos efeitos da colonização alemã sobre a população local, sejam eles soldados africanos mercenários, voluntários ou sequestrados, lutando ao lado dos colonizadores ou simplesmente pessoas comuns tentando sobreviver.

A colonização alemã na região conhecida hoje como Tanzânia, Burundi e Ruanda, contou com o apoio da Schutztruppe, um exército de mercenários africanos conhecidos também como askaris, para levar a cabo a missão de "trazer ordem e civilização para este canto do mundo" e preservar a integridade da Deutsch-Ostafrika. Uma tarefa que os askaris cumpriram com extremo rigor, ferozes e impiedosos, aniquilando as populações rebeladas e incendiando seus vilarejos. Outros conflitos foram provocados devido ao início da Primeira Guerra Mundial na Europa, aumentando a tensão entre as tropas coloniais e resultando em maior destruição local.

"A firmeza com que aquelas pessoas se recusavam a se tornar súditos do império da Deutsch-Ostafrika tinha surpreendido os alemães, sobretudo depois do que estes fizeram aos wahehes no sul e aos wachagga e wameru nas montanhas do nordeste. A vitória sobre os maji-majis deixou centenas de milhares de mortos pela fome e muitas outras centenas por ferimentos recebidos em batalha ou por execução pública. Para alguns administradores da Deutsch-Ostafrika o resultado foi considerado inevitável. Essas mortes ocorreriam mais cedo ou mais tarde. Enquanto isso, o império tinha que fazer os africanos sentirem o punho cerrado do poderio alemão para aprenderem a se dobrar obedientes ao jugo da servidão. A cada dia que passava o poderio alemão ia firmando mais aquele jugo no pescoço de seus relutantes súditos. [...] Os alemães eram retardatários na corrida do imperialismo naqueles cantos do mundo mas faziam questão de se estabelecer por um longo tempo e queriam conforto enquanto estivessem por ali. Suas igrejas e seus escritórios com colunatas e fortalezas com ameias eram construídos tanto para possibilitar a vida civilizada quanto para aturdir seus novos súditos e impressionar seus rivais." (pp. 23-4)

A narrativa se divide entre alguns protagonistas, cada um afetado a seu modo pelas guerras coloniais. O fio condutor é Khalifa, um contador contratado pelo mercador Amur Biashara, que "tocava seus negócios como se fossem uma conspiração" em meio aos conflitos e rebeliões; Khalifa "escrevia as cartas, pagava as propinas e ia recolhendo as migalhas de informações que o mercador deixasse cair". Como prêmio por sua atuação, recebe como esposa a sobrinha de Biashara que havia se tornada orfã, Asha Fuadi. Khalifa e Asha se casam em 1907 e ele, desde então, "tentou fazer com que ela o desejasse como ele a desejava".

Já Ilyas, "de risada fácil e modos humildes", chega à cidade com uma carta de apresentação, indicado para trabalhar em uma grande fazenda alemã de sisal, ele fugiu de casa ainda criança e havia perdido totalmente o contato com a família. Ilyas logo se torna amigo de Khalifa e, aconselhado por ele, viaja até o interior somente para descobrir que os pais já haviam morrido há algum tempo e a irmã Afiya vivia em condições de escravidão, decide então trazê-la para a cidade para morar com ele. Tudo parece correr bem para os irmãos Ilya e Afiya, quando ele decide, para surpresa de todos, se alistar na Schutztruppe, por algum tipo de idealismo às avessas.

"Enquanto se vangloriavam com suas histórias e marchavam pelas planícies onde a grande montanha não deixava chover, eles não sabiam que passariam anos lutando em pântanos e montanhas e florestas e savanas, com chuva pesada e estiagens, matando e sendo mortos por exércitos de pessoas sobre as quais nada sabiam: punjabis e sikhs, fantes e acãs e hauçás e iorubás, congos e lubas, todos mercenários que lutavam nas guerras europeias pelos europeus, os alemães com sua Schutztruppe, os ingleses com seus King's African Rifles e Royal West African Frontier Force e batalhões indianos, os belgas com sua Force Publique. Além deles havia sul-africanos, belgas e uma multidão de voluntários de outras nações europeias que achavam que matar era uma aventura e que se sentiam felizes de estar a serviço da grande máquina de conquista do imperialismo. Era um espanto para os askaris ver a grande diversidade de povos de cuja existência nem suspeitavam. A magnitude do que viria não estava clara naqueles primeiros dias da guerra quando eles marchavam para a fronteira, seus oficiais alemães na frente, montados em mulas, suas esposas e filhos alegres atrás da coluna, e de algum modo todos encontravam maneiras de cantar e rir e de participar de demosntrações animadas." (pp. 107-8)

Um dos protagonistas mais interessantes na trama é Hamza, que chega à cidade com um segredo em seu passado, em busca de emprego e segurança, e lá acaba se apaixonando por Afiya que, após a partida do irmão Ilyas para a guerra, morava com o casal Khalifa e Asha. Hamza lembra de sua fase como combatente voluntário na Schutztruppe e sua estranha relação com um oficial alemão do qual era ordenança e que o ensinou a língua alemã para que pudesse ler Schiller, esse interesse e simpatia do oficial por Hamza despertou o ódio de outros oficiais alemães e o tornou alvo de perseguições dos colegas askaris: "Esses alemães, eles gostam de brincar com rapazinhos bonitos, especialmente com os bem-educados como você".

"Naquelas centenas de quilômetros de pesadelo que enfrentaram, Hamza executou toda e qualquer ordem que seu oficial achou possível dar nas circunstâncias limitadas em que viviam, e até onde pôde tentou atender às necessidades dele. Fazia o melhor para não chamar atenção para si próprio. Marchava com a tropa e corria agachado como foi treinado a fazer e disparava sua arma quando precisava mas nunca soube direito se alguma vez acertou alguém. Ele se abaixava e fazia zigue-zagues e berrava como os outros askaris mas disparava contra sombras, evitando os alvos. Por uma sorte milagrosa não teve que se envolver em combates corpo a corpo, e conseguiu não fuzilar nenhum habitante dos vilarejos que eles por vezes recebiam ordens de punir por traição ou por tentar enganá-los. Ele comia a comida roubada como qualquer um deles, via a destruição da terra e se afastava apressado como todos faziam. Vivia aterrorizado desde o momento em que abria os olhos até o nascer do sol, mas às vezes chegava a um estado de exaustão em que não sentia mais medo, e isso sem bravata, sem pose, desconectado do momento e aberto a tudo o que lhe pudesse acontecer. Às vezes caía em desepero." (pp.114-5)

Sobrevidas é, antes de mais nada, um romance em estilo clássico e muito bem escrito que vem ajudar a remediar uma das consequências mais tristes da violência do colonialismo, a falta de memória na perspectiva dos que foram colonizados ou dizimados pelo imperialismo.

Sobre o autor: Abdulrazak Gurnah nasceu em 1948, na atual Zanzibar, na costa da Tanzânia. Nos anos 1960, devido à perseguição a cidadãos árabes durante a Revolução de Zanzibar, refugiou-se no Reino Unido, onde vive atualmente. Autor de dez romances – incluindo Paradise (1994), finalista do Booker Prize e do Whitbread Award – e de um livro de contos, foi professor na Universidade de Kent até sua aposentadoria. Em 2021, recebeu o prêmio Nobel de literatura.

Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Sobrevidas de Abdulrazak Gurnah

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira