Whisner Fraga - O que devíamos ter feito

Literatura brasileira contemporânea
Whisner Fraga - O que devíamos ter feito - 164 Páginas - Editora Patuá - Ilustração, Projeto gráfico e Diagramação de Leonardo Mathias - Lançamento: 2020.

O mais recente livro de Whisner Fraga marca o seu retorno às narrativas curtas – depois do romance O privilégio dos mortos – com uma antologia de contos que demonstra o amadurecimento de uma técnica refinada e original, tanto na forma quanto no conteúdo dos textos, construídos com base em uma prosa poética e reflexões instigantes dos personagens ao serem confrontados com os impasses existenciais, morais e políticos da atualidade, fazendo pensar em nossas próprias escolhas ao longo da vida, principalmente se considerarmos o título como um questionamento, ainda que possa ser interpretado também como afirmação. Contudo, em ambos os casos, a sensação é de um amargo arrependimento.

Whisner lança mão de um procedimento já utilizado no seu romance anterior, espécie de falso diálogo entre o narrador-personagem e uma misteriosa e constante interlocutora e confidente chamada Helena, funcionando ao longo da narrativa como um longo fluxo de consciência que posssibilita a criação de um clima íntimo e confessional com o leitor. O primeiro conto, que empresta o título ao livro, é um bom exemplo dessa técnica. Inspirado pela crueldade de um vírus do qual muito pouco se sabia, ainda no início da pandemia, demonstra a inexorável rotina da morte contra a qual nada pode ser feito, ou poderia ter sido feito? Este é o drama do protagonista em uma sequência de questionamentos para os quais não há resposta possível.

"e se tivéssemos transferido a menina para a outra clínica, helena, já que sabíamos (e os exames foram conclusivos) o diagnóstico?, aquela, especializada no surto, aquela que não teríamos como bancar?: era nossa filha e ela devia ter mais valor do que uma mentira, do que um cheque sem fundo, do que uma promessa avalizada por uma assinatura, 

e se não aceitássemos a internação, helena? – ela não estaria melhor em casa com a família, no amparo dos objetos dela, na cama, com o pijama de personagens disney, a televisão permanentemente sintonizada no discovery kids, o tigre de pelúcia, os livros?, devíamos ter levado a menina para outro hospital, mais organizado, saneado, evitando, assim, o risco de uma infecção, aliás, houve uma contaminação qualquer?, como ela foi cedendo, se entregando?, quais os passos não acompanhados?, os revides da febre?, as investidas, os recuos?, a queda?, 

devíamos ter questionado o atestado, o laudo, o relatório, tudo vago, protocolar, 

e lá asseguram: o que nos levou a filha não foi uma infecção, helena, 

e sim o vírus, três dias depois,

digito no meu perfil do facebook: bia morreu," 

O autor volta também a utilizar a fictícia cidade de Tijuco para explorar as relações familiares em um contexto que representa muito bem o patriarcado mineiro, como ocorre no conto Ambição, no qual a religião e a moral não são obstáculos para a carreira de um jovem craque de futebol que irá compartilhar com o pai um vergonhoso segredo a ser esquecido. Em Jardins, uma novidade na obra de Whisner Fraga quando descreve a sequência de eventos violentos que sofre um casal ao, inadvertidamente, tomar parte em uma manifestação política; uma crítica sobre a nossa (confortável) apatia social que cobra o seu preço, cedo ou tarde.

"ela aponta o celular para o oficial e, gravando, lhe pede que repita o nome e a patente e ele quase engasga com a própria gargalhada e avisa que pode dar o fim que desejar ao filme, que o divulgue na internet, nas redes sociais e a cara se contorce num ríctus inesperado, o aparelho ainda mira o homem e ela argumenta que como cidadã tem o direito de ir e vir e que naquele momento regressaríamos para casa se ele permitisse e o homem da lei e da justiça e também da ordem nos provoca: o feminismo o enoja; vocês, meninas, tinham de estar em casa cozinhando ou lavando roupas; é preciso dar um cala-a-boca nas garotas mimadas a se achar com os mesmos direitos que nós; o erro da ditadura foi ter apenas torturado quando podia ter matado; merece uma lição a gentinha que incentiva os bichas; o grande problema da mulher é a gravidez;

ele rouba o telefone e o lança ao asfalto e o pisoteia até se transformar em algo inútil para denunciar a realidade,

ela ainda tenta compreender aquele atrevimento, quando recebe uma cotovelada no nariz e eu me paraliso ao presenciar o lamaçal de sangue se esgueirando pelos dedos que cobrem o rosto, uma crepitação veste meu punho e logo estou despachando o homem para a lona e escuto um flash, dois flashes, e não quero me virar e notar que me converti em notícia do dia seguinte,"

Em Você é mulher a narrativa é conduzida em primeira pessoa por uma mulher que se arrepende de não ter gritado, de ter aceitado participar de uma viagem de negócios com o colega de trabalho que a assediava, de não ter percebido o estupro que se aproximava, será que tudo poderia ter sido diferente? Será que ela é culpada por ter sido agredida? "A memória é essa autoridade cautelosa que nos atraiçoa furtivamente, é a presença terrível de uma dor iminente", uma frase como esta, na abertura do conto Ela se lembrava, nos mostra a força da literatura brasileira contemporânea que sempre encontra o seu espaço, apesar dos tempos sombrios.

Sobre o autor: Whisner Fraga é mineiro de Ituiutaba, autor dos livros As espirais de outubro, romance, Nankin, 2007, Abismo poente, romance, Ficções, 2009, Lúcifer e outros subprodutos do medo, contos, Penalux, 2017, O privilégio dos mortos, romance, Patuá, 2019, entre outros. Participou das antologias Os cem menores contos brasileiros do século, organizada por Marcelino Freire e Geração zero zero, organizada por Nelson de Oliveira. Foi traduzido para o inglês, alemão e árabe. O que devíamos ter feito é sua décima-primeira obra publicada.

Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar O que devíamos ter feito de Whisner Fraga

Comentários

sonia ferreira da silva disse…
Só pela degustação de um conto já se tem vontade de dar as mãos a esse escritor e sair em disparada Brasil afora gritando sobre a violência contra a mulher. Como ele consegue se distanciar do fato de ser homem e saber definir tão bem a impotência feminina contra o machismo, inclusive o machista uniformizado de autoridade policial?
Alexandre Kovacs disse…
Sonia, acho que é uma característica de todo grande autor essa capacidade de entender e dar voz a personagens tão diferentes, inclusive mulheres. Obrigado pela visita e comentário.
sonia disse…
Talves porque a alma não tem sexo...rsrsrs
Abraço
sonia disse…
corrigindo: talvez

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa