Ian McEwan - Na praia
Ian McEwan - Na praia - Editora Companhia das Letras - 128 páginas - publicação 2007 - Tradução de Bernardo Carvalho.
Este romance compacto, ou novela, de Ian McEwan, finalista da edição deste ano do Booker Prize (ver shortlist 2007), conta a história tragicômica da fracassada noite de núpcias de Edward e Florence em um hotel na praia de Chesil no início dos anos sessenta, uma das décadas mais revolucionárias em termos de comportamento da história da humanidade. No entanto, nesta noite, o casal ainda representa o que persistiu de mais conservador e moralista da era vitoriana inglesa. McEwan deixa claro, logo no primeiro parágrafo do livro, o tema que será desenvolvido:
"Eram jovens, educados e ambos virgens nessa noite, sua noite de núpcias, e viviam num tempo em que conversar sobre as dificuldades sexuais era completamente impossível."
Ao longo da narrativa, em terceira pessoa, ficamos conhecendo alternadamente as expectativas de Edward e Florence com relação à noite de núpcias. As expectativas, diga-se de passagem, são completamente distintas, uma vez que Edward sonha com sua primeira noite por tanto tempo adiada e Florence tem a sensação de "repulsa física", "um horror visceral" e uma "náusea irremediável, tão palpável quanto um enjôo no mar" no que se refere ao sexo.
O maior mérito do livro é o envolvimento que McEwan consegue passar através de um clima de ansiedade crescente, onde o leitor se sente um espectador privilegiado à medida que a noite avança para o seu desfecho inevitável. Assim é que presenciamos a falta de assunto do casal durante o jantar constrangedor, já na suite nupcial, acompanhados pelos dois garçons, ou as estratégias de Edward para alcançar seu objetivo em confronto com as táticas de Florence para adiar ao máximo este mesmo objetivo.
Ian McEwan conseguiu alcançar mais uma vez um sucesso surpreendente com este romance ao descrever, com originalidade, o tema já tantas vezes abordado da perda da inocência na literatura e também o tema recorrente em sua obra (ver "Reparação") das consequências de nossos atos e opções, consequências que podem ter uma influência devastadora em todo o restante de nossas vidas.
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Na praia de Ian McEwan
Comentários
Valeu a dica!
Vou comprar.
Bom final de semana, Alexandre.
Beijo! :)
Pode comprar este romance do McEwan sem medo que eu garanto.
Um abraço,
clara lopez
No outro artigo do Charles Chaplin, o roteirista Kito Mello foi lá dar seu parecer subversivo e algo rascante sobre uma Nova Era na arte audiovisual. Te mandei um convite especial para analisar os (não) conceitos do produtor autor roteirista acadêmico porque confio em tua erudição e cultura amplas para dissertar, da literatura ao cinema.
Será um prazer 'ouvirmos' seu parecer.
Beijos.
Breve farei um meme sobre.
Mais beijos. :)
(um especial no lindo cãozinho, pura poesia rs)
Da baba carinho em beijo de amigo
Patas são mãos e pelos coberta
Amigo que aquece e descansa no afago.
Pingo de gente sim gente sim por que não?
Um pelo tão alvo como alva é a alma
Sim alma sim por que não?
Se não chora e ri
junto com o dono?
Então não é pingo de gente,
é Pingo, um mellhor amigo de alguém...
(Não resisti, ele é lindo hehe)
Quanto ao Pingo, beije-o por mim (e peça desculpa pela poesia de momento).
E, querido, o que faz um bom comentário é um excelente mantenedor de blog nos receber. ;)
Beijo.
(obrigada pela força no Chaplin)
Incrivel como McEwan aborda a educacao e cultura da epoca.A preocupacao sempre com o que a sociedade pode pensar.
E parabens pela abordagem, em muitas linhas, erotica...porem nao vulgar!
Queria também perguntar outra coisa sobre a qual não vi ainda comentário algum. Vc percebeu indícios de uma relação incestuosa entre Florence e o pai? Em determinado momento, ela pensa em memórias que ela prefere ter como não sendo suas; há a verdadeira repugnância que sente por ele; e há ainda um trecho em que ela lembra estar a sós com ele no barco, fingindo dormir como sempre dormia...
Com relação à personagem Florence é bem possível que a aversão sexual tenha um fundo de origem em relação de abuso sexual ou incesto como você bem comentou.
Mais uma vez obrigado pela presença e volte sempre.