Vencedores do Prêmio Oceanos 2019

Prêmios literários

Divulgados os três romances vencedores do Prêmio Oceanos de Literatura, versão 2019. Luanda, Lisboa, Paraíso, da escritora portuguesa nascida em Angola Djaimilia Pereira de Almeida, ficou com o primeiro lugar, seguido por Eliete - A Vida Normal, da portuguesa Dulce Maria Cardoso, e Sorte, da brasileira Nara Vidal.

Djaimilia Pereira de Almeida nasceu em Luanda, Angola, e cresceu nos arredores de Lisboa, Portugal. Além deste, é autora dos livros Esse cabelo, Ajudar a cair, Pintado com o Pé e A visão das plantas. Participou da programação oficial da Flip 2017.

Dulce Maria Cardoso nasceu em Fonte Longa, Trás-os-Montes, Portugal, em 1964. Aos seis meses de idade mudou-se para Luanda, Angola, de onde retornou após a descolonização e com o início da guerra civil no país. Publicou, entre outros, os romances Campo de Sangue, Os meus sentimentos e O retorno, e os livros de contos Até nós e Tudo são histórias de amor.

Nara Vidal nasceu em Guarani, Minas Gerais, em 1974, e vive em Londres desde 2001. É autora de diversos títulos infantojuvenis e do livro de contos A loucura dos outros. Sorte é seu primeiro romance.

A partir de 2015 o Prêmio Portugal Telecom de Literatura foi cancelado pelos antigos patrocinadores, passando a ser chamado de Oceanos - Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa e patrocinado pelo Itaú Cultural. Segundo informações da organização, a edição de 2019 assinalou um recorde de livros concorrentes: 1.467 obras de 14 editoras e 10 países tiveram inscrição validada pela Curadoria do prêmio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos