Vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2020

Prêmios Literários Nacionais

Divulgados os vencedores da 13ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura, versão 2020. A premiação, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, foi dividida este ano em duas categorias: “Melhor Romance de Ficção do Ano de 2019” e “Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2019”, cada um receberá um prêmio de R$ 200 mil. 

Na categoria de “Melhor Romance de Ficção do Ano de 2019” a carioca Claudia Lage levou o Prêmio São Paulo de Literatura com O Corpo Interminável (Editora Record), uma trama sobre um protagonista que reconstitui a história de sua mãe, guerrilheira desaparecida durante a ditadura militar, e narra a história de violências do país à época do regime. Na categoria de “Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2019” o vencedor foi o catarinense Marcelo Labes com Paraízo-Paraguay (Editora Caiaponte), romance sobre a imigração alemã no sul do Brasil, no século 19, e o envolvimento de um dos europeus vindos ao país na guerra contra o Paraguai.

Nste ano a relação de finalistas contava com nomes de peso da literatura brasileira, tais como: Maria Valéria Rezende, Milton Hatoum, Julián Fuks, João Anzanello Carrascoza e Patricia Melo. A ausência de Itamar Vieira Junior e seu premiado romance Torto arado entre os selecionados também chamou a atenção, fato possivelmente explicado pela obra ter sido publicada originalmente em Portugal (segundo o regulamento as obras cadastradas precisam ter sua primeira edição e impressão no Brasil em 2019).

Onde encontrar os livros: Clique aqui para comprar O Corpo Interminável de Claudia Lage ou aqui para Paraízo-Paraguay de Marcelo Labes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura russa

O pai, as filhas e o pinto — um conto de Carlos Heitor Cony

J.M. Coetzee - Elizabeth Costello

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

20 grandes escritoras brasileiras