A Consistência dos Sonhos Online

José SaramagoA "Consistência dos Sonhos" é uma exposição que está ocorrendo atualmente no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, sobre a obra literária de José Saramago e que recorre ao uso de ferramentas digitais e audiovisuais para exibir um conjunto de documentos inéditos do espólio do autor.

A organização da exposição segue três grandes núcleos: A Semente, O Fumo das Palavras, Passos na Penumbra, Ofício de Escritor, A Voz da Escrita, A Condição (in)Humana são os temas do primeiro núcleo, com extensa documentação inédita referente às origens do escritor e seguindo uma linha cronológica, de 1922 até hoje.

A segunda parte, A Consciência do Mundo, A Atribuição do Nobel, Música e Palavras, com uma seleção de peças, fotografias, manuscritos de adaptações teatrais, partituras, cartazes e gravações, entre outros documentos.No terceiro núcleo apresenta‐se um conjunto documental que inclui correspondência do autor e análises críticas.

Enquanto aguardamos que esta exposição chegue aqui no Brasil, tenho uma excelente notícia, podemos visitá-la também virtualmente, online, em uma iniciativa da Fundação César Manrique.

Comentários

Maria Augusta disse…
Genial este sistema para mostrar a exposição virtual, que ocupa a tela inteira. Sem falar no conteúdo dela, Saramago é um grande nome da literatura.
Excelente dica, valeu!
Um abraço.
Anny disse…
Adorei o titulo. Fui visitar. Muito bom.
Alexandre Kovacs disse…
Maria Augusta, Quem sabe a exposição de Saramago ainda não passa aí pela França antes do Brasil. Obrigado pela visita e comentário.
Alexandre Kovacs disse…
Anny, Saramago é um dos poucos gênios ainda vivos. Que bom que você gostou, devemos divulgá-lo sempre. Obrigado pela visita.
Iza disse…
Dica excelente do genial, maravilhoso Saramago.
Um abraço
Alexandre Kovacs disse…
Iza, Saramago certamente merece toda a divulgação possível. Obrigado pela visita.
Ana R. disse…
Adorei percorrer a exposição...A foto do Saramago, adolescente, em 1940!
Obrigada por essa dica!
Abraços!
Alexandre Kovacs disse…
Ana, que bom você ter gostado. Também achei as fotos antigas de Saramago ótimas. Quem sabe esta exposição não acaba chegando por aqui no Brasil. Obrigado pela visita e comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa