Eleanor Catton - Booker Prize 2013

Prêmios literários

A neozelandesa Eleanor Catton, aos 28 anos,  fez história ontem ao ser escolhida como a mais jovem vencedora do Man Booker Prize com "The Luminaries", publicado pela editora Granta, e também por este ser o mais longo romance (832 páginas) já premiado. Trata-se de um argumento de mistério, ambientado no século XIX nas minas da Nova Zelândia. O livro será lançado no Brasil em 2014 pela Biblioteca Azul, selo da Globo Livros.

Eleanor Catton, que receberá US$ 79,8 mil (R$ 175,3 mil), tinha 25 anos quando começou a escrever "The Luminaries", segundo livro de sua curta e premiada carreira. Seu primeiro romance, "The Rehearsal" de 2008 (lançado no Brasil em 2012 pela editora Record como "O Ensaio", tradução de Adriana Lisboa), foi incluído na "shortlist" para as premiações do Guardian First Book Award e Dylan Thomas Prize e também incluído na "longlist" do Orange Prize. 

À partir do próximo ano o Man Booker Prize ficará ainda mais competitivo, porque serão aceitas obras em língua inglesa, publicadas no Reino Unido, mas considerando autores de todas as nacionalidades. Até esta edição só eram aceitos escritores do Reino Unido, da Irlanda e da comunidade britânica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa