George Saunders - Folio Prize 2014

Literatura contemporânea

O escritor norte-americano George Saunders é o primeiro vencedor do mais novo prêmio literário em língua inglesa, o Folio Prize, com premiação de 40.000 libras (66.500 dólares). A sua antologia de contos "Tenth of December" foi escolhida entre 80 livros em língua inglesa publicados no ano passado na Grã-Bretanha por autores de diversas nacionalidades, independente da forma ou gênero (romance, conto ou poesia), conforme o regulamento da organização.

A escolha me parece coerente para uma premiação que nasce em oposição ao tradicional Man Booker Prize que teria se tornado muito sensível aos apelos comerciais e representa também a valorização do gênero conto, confirmando uma tendência apontada pelo Nobel 2013 ao premiar a contista Alice Munro. Outro fato que surpreendeu foi a maioria de autores norte-americanos selecionados (cinco dos oito finalistas), sendo que, à partir de 2014, o Man Booker Prize também contará com a participação de autores dos EUA.

Segue a "shortlist" do Folio Prize 2014: os norte-americanos Sergio De la Pava, ("A Naked Singularity"), Amity Gaige ("Schroder"), Kent Haruf ("Benediction"), Rachel Kushner ("The Flame Throwers") e George Saunders ("Tenth of December"); a irlandesa Eimear McBride ("A Girl is a Half-Formed Thing"), a canadense Anne Carson ("Red Doc") e a britânica Jane Gardam ("Last Friends").

A Folio Society, patrocinadora do evento, é uma famosa editora de livros ilustrados. No Brasil, a tradução de "Tenth of December" está programada para ser lançada em 2014 pela editora Companhia das Letras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

As 20 melhores utopias da literatura

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos