Biblioteca do Futuro - Livros para ler no próximo século
A artista escocesa Katie Peterson está desenvolvendo um projeto chamado Future Library (Biblioteca do Futuro) com base na ideia original de que, a cada ano, uma obra inédita de ficção escrita por diferentes autores será incluída em uma coleção com os manuscritos guardados em Oslo, na Noruega, até o ano 2114, quando finalmente os cem livros serão publicados. Mil árvores foram plantadas em uma região próxima à capital norueguesa para fornecer o papel no qual as obras serão impressas.
A escritora canadense Margaret Atwood é o primeiro nome de peso a confirmar a participação no projeto e encaminhar o seu trabalho (com o título de "Scribbler Moon") que somente será revelado daqui há um século. Atwood declarou que está "muito honrada" em participar e também que "esse projeto pelo menos acredita que a raça humana ainda vai estar por aqui dentro de cem anos." O inglês David Mitchell, que já confirmou sua participação, é o próximo autor que fará parte da Biblioteca do Futuro.
Os livros ficarão sob a guarda de uma comissão que inclui importantes editoras e editores. A cada ano, a comissão convidará um escritor para contribuir com uma obra para a coleção de manuscritos inéditos. Os textos serão mantidos dentro de uma sala projetada especialmente para alojá-los na Biblioteca Deichman, em Oslo.
Agora me ocorre que, infelizmente, assim como a idealizadora do projeto, também eu e até mesmo você, que está lendo esta postagem, nunca poderemos ler os livros dessa coleção secreta que só estarão disponíveis no século XXII.
Comentários