Objeto de Desejo

Clarice Lispector

Clarice Lispector - Todos os Contos - Editora Rocco - 656 páginas - Lançamento previsto pela Editora para 06/05/2016, já em pré-venda nos sites da Livraria Cultura e Livraria da Travessa.

Um Objeto de Desejo muito especial, primeiro porque resgata uma dívida cultural com a obra de Clarice Lispector ao reunir em um inédito e único volume todos os seus 85 contos em ordem cronológica. Adicionalmente, a autora recebe, também pela primeira vez no Brasil, um projeto gráfico compatível com a sua importância, uma vez que a edição nacional em capa dura respeita a versão lançada no mercado editorial dos EUA, que foi escolhida como uma das 12 melhores capas do ano pelo New York Times. Finalmente, uma chance para as novas gerações de leitores brasileiros conhecerem a obra de uma das maiores escritoras do século XX, esquecendo as citações apócrifas que circulam na internet em seu nome.

Na verdade, o sucesso nos EUA em 2015 deveu-se, em grande parte, ao esforço do biógrafo Benjamin Moser que, em agosto de 2009, lançou o indispensável "Why This World: A Biography of Clarice Lispector" (traduzido e publicado no Brasil como "Clarice" pela Editora Cosac Naify), biografia que foi incluída entre os 100 livros notáveis de 2009 pelo New York Times Book Review e abriu o caminho para esta antologia. Após a boa recepção no mercado americano, "Todos os Contos" partiu para uma carreira mundial que parece estar apenas começando. Com traduções na Coreia do Sul e Turquia, agora os contos retornam ao seu país de origem e talvez ajudem a levantar a autoestima dos brasileiros, tão fragilizada no momento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura