Tradição e modernidade nas ilustrações de Yohey Horishita

Magic Wind and Thunder Gods
Magic Wind and Thunder Gods - Ilustração Final

Yohey Horishita é um ilustrador japonês que reside em Nova York. Ele domina uma técnica muito semelhante à de Yuko Shimizu (ler aqui postagem do Mundo de K), desenhando os contornos à mão com tinta nanquim, digitalizando em seguida o desenho e finalizando as cores com ferramentas de editoração eletrônica como o photoshop. A ilustração acima foi criada para um artigo do jornal Yomiuri e representa Sotatsu Tawaraya, um influente pintor japonês do início do século XVII que acrescentou características humanas às representações divinas. Para visualizar melhor os detalhes (e são realmente muitos detalhes), cliquem nas imagens para ampliá-las.


Goemon Ishikawa
Goemon Ishikawa - Desenvolvimento e Ilustração Final

Já a imagem acima, criada para outro artigo do mesmo jornal, representa Goemon Ishikawa, uma espécie de Robin Hood japonês, herói folclórico fora da lei que roubava dos ricos para dar aos pobres no final do século XV. Ele foi capturado e cozinhado vivo após o fracasso da sua tentativa de assassinar o Imperador (Shogun). A lenda reza que a tigela de pássaro cantou quando Goemon tentou roubá-la e matar o Imperador durante a noite. O processo de desenvolvimento do trabalho pode ser visto em diferentes etapas, outras criações de Yohey Horishita estão disponíveis na sua página oficial, facebook e blog.


Alice's Adventures in Wonderland
Alice's Adventures in Wonderland - Desenvolvimento e Ilustração Final

A ilustração acima foi desenvolvida para uma campanha publicitária da Wiedmayer Co., uma empresa imobiliária em Atlanta nos EUA. O trabalho bem poderia ser incluído com louvor em qualquer edição de Alice no País das Maravilhas. É interessante notar que artistas como Yohey Horishita e Yuko Shimizu conseguem lidar com a tradição por meio de uma abordagem moderna, provando que a tecnologia pode e deve ser utilizada como ferramenta de criação (não apenas de produtividade) em todos os campos, inclusive na arte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura