Javier Marías - Os enamoramentos

Literatura contemporânea espanhola
Javier Marías - Os enamoramentos - Editora Companhia das Letras - 344 páginas - Lançamento 11/09/2012 - Tradução de Eduardo Brandão (ler aqui um trecho no site da editora).

O celebrado autor espanhol Javier Marías já escreveu mais de trinta livros entre romances, contos e ensaios traduzidos para 40 idiomas e 6 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Ele também publica artigos com regularidade para o jornal El País e mantém atualizado o seu blog e conta de twitter. Enfim, é um daqueles casos raros de escritores que conseguem atingir um bom nível de popularidade associada à qualidade literária. Este seu último romance, por exemplo, mais uma vez foi fenômeno de vendas na Europa e sucesso de crítica em 2011.

Apesar do título e da bela capa induzirem no leitor a expectativa de uma história de amor clássica, a coisa não se passa bem assim ao longo desta curiosa história sobre perdas, impunidade e as consequências dos atos provocados pela paixão na vida das pessoas. A narrativa é conduzida em primeira pessoa através da protagonista María Dolz, que trabalha em uma editora de Madri. Ela presencia, durante anos, todas as manhãs durante o café, um casal que demonstra uma relação praticamente perfeita, tanto em termos de entrosamento quanto de carinho: o empresário Miguel Desvern e sua esposa Luisa. Estes rápidos momentos em que presencia o relacionamento do casal, sem nunca se aproximar ou fazer qualquer contato, marcam um evento aguardado na  vida da solitária e sonhadora María Dolz, uma prática que se torna uma espécie de preparação para o seu dia de trabalho.

O casal, sempre envolvido em uma utópica nuvem de felicidade, parece estar imune à qualquer fato ruim da vida, mas não é o que acontece quando Miguel Desvern é violentamente assassinado por um flanelinha mentalmente perturbado (esta "profissão" também existe na Espanha, vejam só), sem nenhum motivo aparente. María se aproxima da viúva e do melhor amigo do casal e acaba descobrindo os verdadeiros fatos que antecederam e provocaram a tragédia. À medida que avançamos no livro, descobrimos como o comportamento dos personagens pode ser influenciado pelos bons sentimentos originados pela paixão (enamoramentos), mas também como podem facilmente se transformar em sentimentos mesquinhos como o egoísmo e ódio.

Javier Marías, com sua prosa elegante, consegue um resultado excepcional e de total credibilidade ao conduzir a narrativa na voz feminina. As digressões do autor sobre o impacto da perda dos entes queridos na existência dos que devem continuar e o conceito relativo de impunidade, principalmente na atualidade, são muito oportunas. Uma outra ferramenta, verdadeiramente mágica, é a citação de obras literárias complementando e explicando o comportamento dos personagens e da própria história, como por exemplo, Os três mosqueteiros de Dumas ou O coronel Chabert de Balzac. Um livro imperdível.

Ler aqui o artigo do próprio autor no jornal El País na ocasião do lançamento deste romance na Espanha (melhor do que qualquer resenha).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa