Para lembrar de Ana Cristina Cesar

Poesia brasileira
Fotos de Ana Cristina Cesar da base de dados do IMS

Ainda no assunto sobre o Acervo de Literatura do Instituto Moreira Salles (IMS), não resisti à tentação de selecionar as fotos acima da inesquecível poeta Ana Cristina Cesar, um dos nove autores com documentação disponível no banco de dados. A última foto da montagem, a inferior da esquerda, é de 1983, ano da morte de Ana C. como também ficou conhecida. Ler aqui a biografia resumida dela no site do IMS e a carta abaixo para a sua professora da PUC, Maria Cecilia, datada de 1976 e extraída do precioso "Correspondência Incompleta" - Instituto Moreira Salles e Aeroplano Editora:
"Cecília, minha querida, Estou sentindo dificuldade real de transar com as pessoas. Parece uma frase muito genérica, que se poderia dizer a qualquer momento da vida. Mas agora tem um sentido mais particular pra mim. Me sinto isolada, sozinha, sem amigos. Há os amigos, mas desconfio deles, acho sempre que não gostam de mim. Talvez eu esteja entrando em contato com alguma coisa que sempre foi verdade mas que eu nunca percebi: que realmente eu não tenho relações. Outro dia tive uma depressão forte. Estava sozinha em casa. Percorri o caderninho de telefones. Não tinha nenhum nome que me pudesse ajudar. É bem verdade que eu tinha desejo de um colo, de um consolo, e que eu mesma preferi não buscar ninguém, era uma barra minha, de uma certa forma não adiantava ninguém. Pensei também que você e Ana Carolina estavam longe. (Achei um saco esta carta começada e resolvi começar outra. O assunto saiu diferente, mas resolvi deixar esta folha nem sei por quê. Talvez um pouco para reproduzir na correspondência a comunicação oral, onde as frases não podem ser apagadas, onde não se pode eliminar nada.)" 
Mais sobre Ana Cristina Cesar no Mundo de K: Sylvia Plath e Ana Cristina Cesar / Ana Cristina Cesar / Clarice Lispector e Ana Cristina Cesar 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura