O romance de Gabo e Mercedes Barcha

Universidade do Texas
Gabo e Mercedes Barcha - Autor desconhecido, sem data

A foto acima de Gabriel Garcia Márquez (1927-2014) — ou simplesmente Gabo como era chamado carinhosamente pelos amigos — e sua esposa Mercedes Barcha, está disponível gratuitamente, juntamente com um acervo de outros 27 mil documentos, incluindo manuscritos, cadernos e cartas em um inusitado site produzido por uma Universidade do Texas (clique aqui para visitar) que adquiriu todo o material por US$ 2,2 milhões da família do escritor. 

Apesar de louvar a iniciativa da instituição norte-americana, fico triste que este legado cultural não possa permanecer na Colômbia, terra natal do autor que em 1982 foi incluído no seleto grupo de escritores latino-americanos vencedores do Prêmio Nobel de Literatura, a saber: Gabriela Mistral (Chile), Miguel Ángel Asturias (Guatemala), Pablo Neruda (Chile), Gabriel Garcia Márquez (Colômbia), Octavio Paz (México) e Mario Vargas Llosa (Peru).

A notícia sobre a disponibilização dos documentos foi divulgada recentemente em toda a mídia e, ao visitar o tal centro de documentação literária da Universidade do Texas, encontrei, entre outras preciosidades, a linda foto que abre esta postagem e registra um momento da intimidade de Gabo e Mercedes Barcha onde fica flagrante o carinho e companheirismo do casal, uma paixão semelhante à que ele descreveu no seu romance "Amor nos Tempos Do Cólera" que, diga-se de passagem, tem a seguinte dedicatória: "Para Mercedes, é claro".


Gabo e Mercedes se conheceram no início da década de 1940, quando ela era apenas uma menina de 9 anos e ele cinco anos mais velho. Se casaram em 1958, após a conclusão dos estudos dele, permanecendo juntos por 56 anos, até a morte do escritor em 2014. Tiveram dois filhos, Rodrigo e Gonzalo. Mercedes é descrita por Gerald Martin, um dos biógrafos do escritor, como "uma mulher alta e linda com cabelo castanho até os ombros, neta de um imigrante egípcio, o que aparentemente se manifesta em maçãs do rosto largas e olhos castanhos grandes e penetrantes".

Mercedes, que é conhecida também como "La Gaba", é quem sempre organizou a vida prática do marido, principalmente em seus últimos meses de vida quando o escritor que criou um estilo próprio, chamado de "realismo mágico", tornando-se um dos responsáveis pelo boom da literatura latino-americana nos anos 1960 e 1970, foi diagnosticado com demência senil e ela precisou controlar a sua alimentação, autorizando ou não as visitas, um amor que resistiu até o final, como um romance.

Barcelona, 1969
Gabo e Mercedes Barcha em 1969, quando o casal vivia em Barcelona (El País)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa