Blues - Filho do sofrimento

Stevie Ray Vaughan
Quando os escravos negros na América do Norte inventaram o blues, com base nos versos improvisados das "work songs" nas plantações do Mississipi, toda a música popular do século XX, do Jazz ao Rock, foi radicalmente influenciada.

O blues, filho do sofrimento, tem como característica principal, uma melancolia que mistura resignação e esperança, reflexo do meio social vivenciado pelos escravos no "exílio" e também canções de amores perdidos sempre com uma forte carga sensual que é típica da raça negra.

Outra característica marcante é a qualidade vocal encontrada no blues. Os músicos instrumentistas procuram reproduzir a voz nos seus instrumentos. As notas parecem gemidos, gritos, sussurros etc. Estas características foram exploradas ao máximo no rock por músicos como Jimi Hendrix (1942-1970).

Voltando ao início, podemos entender a necessidade da criação de uma cultura própria negra na América, pois a religião africana era proibida aos escravos e a cultura européia era evidentemente limitada aos brancos.

Os versos abaixo demonstram a resistência negra ao processo forçado de aculturação:

White man use whip
White man use trigger,
But the Bible and Jesus
Made a slave of the nigger
O branco usa o chicote
O branco usa o gatilho
Mas a Bíblia e Jesus
Fizeram do negro um escravo.

Os acordes básicos do blues são derivados da harmonia européia, possuindo as áreas: tônica, subdominante e dominante. Geralmente utilizam-se acordes do tipo DOM7 (acordes de tensão). No entanto, a grande invenção de algum negro africano foi a criação das "blue notes", notas abaixadas que contrastam com a harmonia tradicional como 3M e 3m, 7M e 7m, 5J e 5dim.

O blues tem uma escala própria, que pode ser definida como uma escala pentatônica menor onde acrescentamos a b5. A escala de blues tem este nome porque contém as "blue notes" e, portanto, serve para enriquecer e caracterizar o blues.

A escala de blues é um dos exemplos mais bonitos e reconhecidamente aceitos de "notas erradas" e "proibidas" - que não pertencem à escala do acorde - mas que podem soar bem quando usadas de forma adequada. Na verdade, não há explicação teórica para o efeito das “blue notes”.

O poeta francês Jean Cocteau considerava o blues a única contribuição autêntica e importante de inspiração popular à literatura deste século. A poeta americana Elizabeth Bishop admitia que seu pentâmetro jâmbico favorito era "I hate to see that evenin' sun go down", da letra de St. Louis Blues de W.C. Handy.

O músico mais lendário e influente no cenário do blues é, sem dúvida, Robert Johnson que gravou apenas 29 músicas que foram adaptadas por vários guitarristas de rock como Eric Clapton e Keith Richards dos Rolling Stones.

Segundo a lenda do blues, Robert Johnson teria vendido a alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississipi em troca da habilidade com a guitarra. Esta fama foi difundida principalmente por causa de algumas de suas letras como “Crossroad Blues”.

Em minha opinião, o guitarrista que melhor representou a alma do blues foi Stevie Ray Vaughan (1954-1990), que aparece na foto da postagem mastigando a sua tradicional Fender Stratocaster. Apesar de branco e texano, as suas interpretações ficaram marcadas por uma força inigualável.

Comentários

Leila Silva disse…
Olá,
Essa da E. Bishop eu não sabia...conheço bastante sobre ela, gosto muito. Você deve saber que ela passou boa parte de sua vida no Brasil, não?
Ah, ok, o assunto aqui era blues. Muito bom. Gostei de saber mais sobre isso.
E vc tem razão no comentário que deixou lá nos meus cadernos. Claro, depende do livro e do amigo.
Abraços
Alexandre Kovacs disse…
Oi Leila,
Obrigado pela visita! Gostei muito do seu BLOG (http://cadernos-da-belgica.blogspot.com/) que fiquei conhecendo através da postagem da Sylvia Plath.
Barros (RBA) disse…
Blues is far beyond just only a kind of music. Well, this is a very special subject for me.
What can I say about that? It’s better to listen to the music and feel it, than try to explain it.
Let’s remember another very, very special blues men.
Just to start, listen to some songs from Muddy Waters and let me know what you feel about.
We can also mention Buddy Guy, B. B. King… Well, it’s a hard task to select the best.
Alexandre Kovacs disse…
And I followed her to the station with a suitcase in my hand well, it's hard to tell, it's hard to tell when all your love's in vain All my love's in vain

When the train rolled up the station I looked her in the eye Well I was lonesome, I felt so lonesome and I could not help but cry All my love's in vain

When the train, it left the station with two lights on behind Well, the blue light was my blues and the red light was my mind All my love's in vain

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa