As Livrarias Mais Belas do Mundo

O jornal inglês The Guardian publicou uma matéria com a relação das dez livrarias mais belas do mundo. Atualmente as livrarias independentes parecem não ter a menor chance contra as vendas na Internet, ou mesmo em "Mega Stores" locais, mas ainda existe espaço para a criatividade neste ramo, como podemos constatar através das três primeiras colocadas na relação do Guardian:

Selexyz Dominicanen(1) Selexyz Dominicanen - Holanda. A igreja dominicana de 800 anos localizada na cidade medieval de Maastricht na Holanda, que era utilizada como um depósito de bicicletas há pouco tempo atrás, foi convertida em uma livraria pelos arquitetos de Amsterdam Merkx + Girod. O espaço, que foi inaugurado pouco antes do último natal, manteve as características e o charme de uma antiga igreja, juntamente com uma moderna decoração minimalista. O projeto conseguiu ampliar a área de piso original de 750 m2 para 1200 m2 através de uma estrutura de aço escura, comportando as prateleiras, escadas e elevadores. A iluminação foi o toque final para manter o equilíbrio neste templo de livros. É o que podemos chamar de uma livraria celestial.

El Ateneo(2) El Ateneo - Argentina. Em fevereiro de 2000, o edifício do antigo cine-teatro Gran Splendid de Buenos Aires foi arrendado por dez anos para ser transformado em uma livraria. A essência do trabalho consistiu em respeitar, conservar e restaurar a construção original, de 1903, adaptando-a às necessidades da nova função. A reforma exigiu o reforço das estruturas, principalmente nas áreas para os novos elevadores e escadas rolantes. Foram realizadas grandes escavações sob a platéia e o palco, para criar a sala de livros infantis e os depósitos do subsolo. Isso resultou no acréscimo de mais de 1000 m2 de construção. O café - também utilizado para a realização de palestras - foi instalado no palco, cujo teto recebeu vidro transparente para permitir a entrada de luz natural.

Livraria Lello(3) Livraria Lello - Portugal. A livraria Lello Fundada em 1906 e situada na Rua das Carmelitas, cidade do Porto, estende-se por dois andares. O edifício, projetado por Xavier Esteves, foi construído em estilo neogótico e as enormes estantes iluminadas guardam cerca de 120 mil títulos diferentes em várias línguas. No interior da livraria, o visitante sente-se envolvido por um ambiente acolhedor. Uma vasta sala, com uma galeria que dá acesso a uma escada ornamental, onde correm algumas mesas que servem para exposição dos livros. Bancos em madeira e revestidos de couro e estantes em toda a sala perfazem o espaço interior próprio de uma livraria atual, mas que guarda a memória do passado.

Comentários

Fantasma disse…
Oiêêê, vc poderia informar onde são as outras livrarias? Para mim, não tem lugar mais sagrado. Agradeço!
Alexandre Kovacs disse…
Lucila, segue a relação completa das dez livrarias mais belas do mundo, segundo o jornal The Guardian:

(1)Selexyz Dominicanen (Holanda);
(2)El Ateneo (Argentina);
(3)Livraria Lello (Portugal);
(4)Secret Headquarters (EUA);
(5)Borders (Escócia);
(6)Scarthin's (Inglaterra);
(7)Posada (Bélgica);
(8)Pendulo (México);
(9)Keibunsya (Japão);
(10)Hatchards (Inglaterra).
Leila Silva disse…
Ah, nem acabei de ler e fui ver se El Ateneo estava ali....ESTÁ. Adoro este lugar. Agora vou voltar para ler. Os seus temas são ótimos.
bjs
Alexandre Kovacs disse…
Leila, A livraria El Ateneo parte de uma idéia fantástica. Um palco para livros! Obrigado pela visita e comentário.
Cintia disse…
Lindas mesmo... dá vontade de se perder dentro delas... ;)

Bj
Anônimo disse…
Adorei. Tudo que precisave ver nesta manhã de segunda-feira.
Adoro seu blog.Onde tem livro...
Talvez eu faça um post sobre igreja, livraria...vou colocar um link de seu blog.
Pode ser?
Até mais.
Alexandre Kovacs disse…
Cintia, uma livraria em uma igreja de 800 anos é uma idéia fantástica. Um templo para livros!
Alexandre Kovacs disse…
Anny, boa idéia! Um post sobre igrejas e livrarias,dois assuntos totalmente compatíveis. Seria ótimo um link para o meu mundo. Agradeço desde já.
Anônimo disse…
Lugares deslumbrantes, kovacs, dá vontade de ficar em todas por muito tempo, merci.
um abraço,
clara lopez
Anônimo disse…
Olá, Kovacs!
Beleza de post.
Será que um dia vai ter algo próximo dessas belas livrarias por aqui?
Abçs
Alexandre Kovacs disse…
Clara, bem que a biblioteca Selexyz Dominicanen vale a visita à cidade de Maastricht na Holanda (só para variar daquela disney para adultos chamada de Amsterdam)!
Alexandre Kovacs disse…
Anônimo, bem que qualquer uma das filiais da livraria da Travessa no Rio de Janeiro merecia estar entre as dez colocadas (vale lembrar que a pesquisa é de um jornal inglês e talvez, por esta razão, temos duas colocadas da Inglaterra e uma da Escócia).
Leonor disse…
A Livraria Lello, posso afirmar, de primeiríssima mão que é de facto, um espaço único. As restantes não conheço, mas uma livraria é sempre um local onde me perco, então se for uma livraria encantada, como estas ...
Alexandre Kovacs disse…
mlee, obrigado pela visita e comentário de Portugal! Deve ser ótimo passar uma tarde entre os livros da Lello.
Anônimo disse…
Caro Kovacs,

É sempre um prazer visitar a sua página.
Estilo elegante, expressão exata, português irretocável - coisa pouco freqüente na Web...
Se bem que os meus gostos musicais e/ ou literários às vezes não sintonizam com os seus, mas continuo aprendendo novas coisas e, até mesmo, repensando as minhas próprias idéias.
Aliás, foi lendo que o meu pensamento econômico/ político se transformou completamente há aprox. 2 anos, por isso nunca posso afirmar que algum dia não mudarei de opinião - isto é, exceto coisas que jamais gostarei, com certeza, por exemplo o tal do "funk"...
Gostei muito do texto sobre as livrarias, desde criança tenho um "fetiche" por elas.
Não tive o prazer de conhecer as que você mostrou; até agora a maior que visitei, tanto em tamanho como em variedade, foi a Barnes & Noble em NY, em 1997 - nem chega perto em termos de beleza, mas também vale a pena passar um dia "fuçando" preciosidades.
Espero um dia poder conhecer algumas das listadas por você.


Grande abraço do seu amigo construtor de navios de papel cartão.

P/S: andei escrevendo umas coisas meio doidas (cerca de 80 poesias), acho que vou te mandar algumas para você ser meu "beta-leitor".
Alexandre Kovacs disse…
Caro amigo, mudar de opinião é uma característica das pessoas inteligentes. Entendo que situação pior é quando não temos opinião nenhuma para ser mudada.

Será um prazer opinar sobre seus textos. Imagino que sejam muito bons!

Uma das livrarias é de sua terra natal (não vou divulgar para manter seu anonimato...).

Obrigado pela visita e também pelos elogios.
Anônimo disse…
Eu não vou fazer nenhum comentário sobre as livrarias nem tão pouco dos livros e cds que são publicados e sim sobre o autor deste blog. Um grande amigo, amizade que começou nas noites "end less", e hj tendo a honra de ser seu compadre, sendo padrinho desta criança linda que aparece na foto. Muitos falam que ele é meu pai, e pq não? Sempre me dando conselhos na área profissional, mas principalmente na pessoal, onde tenho certeza que com a sua ajuda cresci muito como pessoa em tão pouco tempo. É uma vergonha estar escrevedo após mais de um ano de blog, eu que fui um dos seus grandes incentivadores, mas finalmente escrevi... Parabéns pelo blog, que apenas reflete todo seu conhecimento. E o que me faz querer voltar a trabalhar no Rio e principalmente no centro da cidade é para poder ter os almoços literários na Livraria da Travessa. Abs do seu sempre amigo/compadre Marco Tulio.
Alexandre Kovacs disse…
Querido amigo e compadre Marco Tulio, certamente este belo texto possibilita uma redenção parcial por um longo período de ausência, mesmo sabendo que somos ambos inocentes.

Por outro lado, temos a cega confiança em uma amizade que nunca será questionada, pois é baseada no conceito mais importante das relações humanas: "compreender e aceitar o outro".

Não tenho dúvidas de que saberemos manter esta amizade. Pode contar comigo, sempre.
Sophie Kowalsky disse…
gostei do post


obrigada pela visita
Alexandre Kovacs disse…
s_girl, lembranças para Portugal, eu é que agradeço a visita.
Este comentário foi removido pelo autor.
Lindas livrarias - para serem vistas, como museus, em que admiramos mas não tocamos as obras. Livrarias assim imensas, me deixam perdida. Lembro que quando fui morar nos EU, meu pai, que morava em N. York, amante dos livros, fez questão de levar-me à Barnes & Noble. Com tanto livro, nem olhar os títulos eu conseguia. Vi a Barnes & NOble, mas continuei comprando em livrarias menores de bairro.
Alexandre Kovacs disse…
Sonia, obrigado pela sua visita que sempre valoriza muito este espaço. Concordo que estas livrarias mais parecem museus. No caso da Barnes & Noble, acho que lembra muito um supermercado, mas mesmo assim gostaria que tivessemos algo assim no Brasil (as nossas megastores ainda não chegaram a este nível).
P R v B disse…
Apesar do presidentinho "Mulla", convidemos o pessoal do "The Guardian" para um giro na Livraria Cultura, que completou 60 anos de atividades em 2007, com seis lojas pelo país.

Fundada em 1947, é referência no mercado brasileiro.

Entretanto, a loja inaugurada em maio de 2007, é a maior e mais linda livraria do país, com 4.300 metros quadrados de área distribuídos por três pisos. Quando essa nova unidade foi aberta, quatro pontos antigos foram fechados. Em dezembro de 2007, porém, um dos pontos antigos foi reaberto. O local foi totalmente reformado para abrigar exclusivamente o Setor de Artes.

Cada loja é um centro de entretenimento, onde os clientes vão não somente comprar, mas atualizar-se e debater idéias.

Os livreiros estão sempre prontos a aconselhar o cliente durante as compras ou a ajudá-lo a encontrar o produto que procura. Essa sempre foi uma característica da Cultura.

Tradicional ponto de encontro de intelectuais e leitores, a Cultura é palco de concertos, shows, noites de jazz, palestras, cafés filosóficos e noites de autógrafos.

Outro ponto forte da Livraria Cultura é a diversidade de seu catálogo, que conta com mais de 2 milhões de títulos... E o preço da passagem aérea para esse paraíso cultural, São Paulo, é bem mais convidativo. Vale a visita!
Alexandre Kovacs disse…
René meu erudito amigo, a sua presença por aqui é ansiosamente aguardada e sempre bem vinda.

Já comprei na Cultura via Internet e fiquei bastante satisfeito. Quando tiver oportunidade de passar por São Paulo vou conferir a sua dica.

Obrigado pelo comentário e volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa