Centenário de Machado de Assis

Recomendo uma visita à página http://www.machadodeassis.org.br/ lançada pela Academia Brasileira de Letras com informações completas sobre o bruxo do Cosme Velho e também o site do Domínio Público do Governo Federal, onde toda a obra de Machado de Assis está disponível para download em formato pdf. Nada mal para um país sem memória.
Daniel Piza em "Machado de Assis - Um gênio brasileiro", editora Imprensa Oficial, definiu bem certas características do escritor: "Ele enfrentou muitos preconceitos de sua época: o preconceito racial, como um mulato escuro que viveu dos 49 dos 69 anos num Brasil escravocrata; o preconceito social, como um epiléptico de origem muito pobre que tinha grandes ambições literárias; e o preconceito intelectual, como escritor que adotou linguagem concisa e cristalina, rejeitou o otimismo e a religião e jamais aderiu a modas estéticas".
Vale lembrar que Machado de Assis será o homenageado da 6ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontecerá entre os dias 2 e 6 de julho, na cidade fluminense. Homenagem mais do que merecida, diga-se de passagem.
Comentários
um abraço,
clara lopez
Quero deixar registrada minha admiração(e minha inveja) pelo seu blog. É maravilhoso. O melhor que eu conheço sobre literatura. Parabéns.
Válida lembrança do nosso Bruxo.
E mais que nunca, viva Guimarães!!
Andei sumida pois andava no "tronco" da Medicina.
Mas de olho...
Aquela coisa toda pra você.