J.M. Coetzee - Mecanismos Internos
J.M. Coetzee - Mecanismos Internos - Ensaios sobre literatura (2000 - 2005) - Tadução de Sergio Flaksman - 360 páginas - Editora Companhia das Letras - Lançamento 2011 (ler aqui trecho em pdf disponibilizado pela editora).
O que podemos esperar de um livro que reúne críticas literárias escritas por um autor que foi vencedor do Nobel de literatura em 2003 e também de dois prêmios Booker Prize com "Vida e Época de Michael K" em 1983 e "Desonra" em 1999. Eu certamente esperava muito, em parte por considerar o sul-africano John Maxwell Coetzee um dos melhores ficcionistas vivos da atualidade e também pela expectativa de conhecer os tais mecanismos que poderiam ter influenciado na formação da sua obra. No entanto, o que mais me surpreendeu nas resenhas de Coetzee foi justamente a simplicidade e até mesmo humildade com que desenvolveu os 21 textos integrantes deste Mecanismos Internos. Nenhum malabarismo intelectual ou estrelismo tão característico de alguns críticos que parecem esquecer que o objeto principal da literatura não é a resenha e sim a obra resenhada.
Um livro que mostra a importância e também ajuda a entender o significado de uma resenha bem escrita. Ver abaixo a relação completa dos 21 ensaios que cobrem épocas e estilos muito diferentes, da primeira metade do século XX até os autores contemporâneos.
Como professor, tradutor e pesquisador, além obviamente de autor consagrado, Coetzee está plenamente habilitado a comentar literatura e os seus ensaios, quase todos publicados na New York Review of Books, seguem uma fórmula equilibrada entre a resenha de divulgação e o ensaio crítico mais aprofundado, sempre com respeito ao trabalho do autor e a inteligência do leitor. Mesmo quando discorda do valor literário de determinado autor celebrado como Sándor Márai, por exemplo, Coetzee o faz após uma análise completa da biografia, estilo e época. Quando comenta sobre o alcoolismo de William Faulkner é no sentido de explicar o contexto de criação de seus romances e as dificuldades financeiras que originaram a elaboração de roteiros para Hollywood.
Um livro que mostra a importância e também ajuda a entender o significado de uma resenha bem escrita. Ver abaixo a relação completa dos 21 ensaios que cobrem épocas e estilos muito diferentes, da primeira metade do século XX até os autores contemporâneos.
Italo Svevo
Robert WalserRobert Musil, O jovem TörlessWalter Benjamin, PassagensBruno SchulzJoseph Roth, os contosSándor MáraiPaul Celan e seus tradutoresGunter Grass e o Wilhelm GustloffW. G. Sebald, After NatureHugo Claus, poetaGraham Greene, O condenado [Brighton Rock]Samuel Beckett, os contosWalt WhitmanWilliam Faulkner e seus biógrafosSaul Bellow, os primeiros romancesArthur Miller, Os desajustadosPhilip Roth, Complô contra a AméricaNadine GordimerGabriel García Márquez, Memórias de minhas putas tristesV.S. Naipaul, Meia vida
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Mecanismos Internos de J.M. Coetzee
Comentários
abraço,
clara