500 Anos de Mulheres na Arte Ocidental

Conheci este vídeo no blog NadadeOrdinário e achei incrível a forma como é encadeada a passagem entre várias épocas e estilos, mas sempre captando a essência e sensibilidade da alma feminina. Na verdade, a minha impressão é de ser a mesma mulher sempre.

Para quem quiser se aprofundar um pouco mais na origem das pinturas, esta sequência mágica é baseada nos seguintes artistas:

Leonardo Da Vinci, Raphael - Raffaello, Titian - Tiziano Vecellio , Sandro Botticelli , Giovanni Antonio Boltraffio, Albrecht Dürer, Lucas Cranach the Elder, Antonello da Messina, Pietro Perugino, Hans Memling, El Greco, Hans Holbein, Fyodor Stepanovich Rokotov , Peter Paul Rubens, Gobert, Caspar Netscher, Pierre Mignard, Jean-Marc Nattier, Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun, Sir Joshua Reynolds, Franz Xaver Winterhalter, Alexei Vasilievich Tyranov, Vladimir Lukich Borovikovsky, Alexey Gavrilovich Venetsianov, Antoine-Jean Gros, Orest Adamovich Kiprensky, Amalie, Jean-Baptiste Camille Corot, Édouard Manet, Flatour, Jean Auguste Dominique Ingres, William Clark Wontner, William-Adolphe Bouguereau, Comerre, Leighton, Blaas, Renoir, Millias, Duveneck, Cassat, Weir, Zorn, Alphonse Mucha, Paul Gaugan, Henri Matisse, Picabia, Gustav Klimt, Hawkins, Magritte, Salvador Dali, Malevich, Merrild, Modigliani, Pablo Picasso

Enfim, chega de apresentações e vamos ao vídeo. Ah sim! Favor deixar o som ligado, pois é fundamental nesta montagem, trata-se simplesmente da Suite de Cello N° 1, Sarabande, de Johann Sebastian Bach.

Comentários

Anônimo disse…
O vídeo é lindo, a música maravilhosa, consegue captar a energia feminina, valorizando olhares, bocas e detalhes fisionômicos que traduzem a mãe, a amante, a amiga e a guerreira. Você tem razão quando fala da semelhança, a forma muda a essência não. Parabéns e obrigada.
Falsfein disse…
Muito bom!
Belas passagens, trilha perfeita.
Uma versão mais curta daria um ótimo comercial.
Moda, Homenagem à mulher etc

Gostei desse mundo daí!

Abs

Jorge Falsfein
Alexandre Kovacs disse…
Angelita, que bom você ter gostado. No meu entendimento, todos os artistas conseguiram representar em estilos e formas diferentes uma mesma visão da mulher. Agora me ocorre a questão: o criador do vídeo é homem ou mulher?
Alexandre Kovacs disse…
Jorge, obrigado pela visita. Este mundo aqui tem me proporcionado alguns bons momentos, principalmente quando aparecem bons e velhos amigos. Volte sempre!
Lady Cronopio disse…
Ah, Alexandre!
Vir a seu blog, abrir uma janela qualquer e sempre sempre, ver-se perante um mimo de arte, seja ela qual for...
Simplesmente magnífico este video! Não o conhecia e encantei-me com tudo: a música perfeita, a sincronia deliciosa entre as imagens que se fundem de uma forma tão viva que em algumas passagens, sente-se a alegria do sorriso, fundindo-se impiedosamente com um ar de tristeza que espera o rosto seguinte... e o olhar? Sim, não tenho medo de dizer, concordando com você, que é mesmo um só olhar que nos percorre em cada uma das mudanças de cena, pincel, cultura, século ou estado de espírito do pintor ou da sua musa. Eis o segredo do artista que traz esta beleza para nós: todas as mulheres numa só. O sonho de uns e o pesadelo de outros, mas no fim, é isso... o olhar de uma mulher ultrapassa os limites do tempo ou de qualquer outra invenção do homem. Ele existe, é nossa alma única, perene e infinita.
Grata.
Você sempre me emociona.
Lady Cronopio disse…
Ah, vou tentar fazer um link para esta preciosidade.
Abraços
Alexandre Kovacs disse…
Lady, você resumiu perfeitamente o que sentimos quando é feita a transição gradual entre os quadros: "a alegria do sorriso, fundindo-se impiedosamente com um ar de tristeza...". Obrigado por comentar, já tinha me esquecido desta postagem!
M. disse…
Vim aqui ter pela Lady Cronopio...Já sabia que não me iria desiludir.

Melhor Ainda.

De M para K...
M. disse…
O video é fantastico.
Alexandre Kovacs disse…
M., seja muito bem-vinda por aqui e obrigado pelo comentário gentil!

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa