500 Anos de Mulheres na Arte Ocidental
Conheci este vídeo no blog NadadeOrdinário e achei incrível a forma como é encadeada a passagem entre várias épocas e estilos, mas sempre captando a essência e sensibilidade da alma feminina. Na verdade, a minha impressão é de ser a mesma mulher sempre.
Para quem quiser se aprofundar um pouco mais na origem das pinturas, esta sequência mágica é baseada nos seguintes artistas:
Leonardo Da Vinci, Raphael - Raffaello, Titian - Tiziano Vecellio , Sandro Botticelli , Giovanni Antonio Boltraffio, Albrecht Dürer, Lucas Cranach the Elder, Antonello da Messina, Pietro Perugino, Hans Memling, El Greco, Hans Holbein, Fyodor Stepanovich Rokotov , Peter Paul Rubens, Gobert, Caspar Netscher, Pierre Mignard, Jean-Marc Nattier, Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun, Sir Joshua Reynolds, Franz Xaver Winterhalter, Alexei Vasilievich Tyranov, Vladimir Lukich Borovikovsky, Alexey Gavrilovich Venetsianov, Antoine-Jean Gros, Orest Adamovich Kiprensky, Amalie, Jean-Baptiste Camille Corot, Édouard Manet, Flatour, Jean Auguste Dominique Ingres, William Clark Wontner, William-Adolphe Bouguereau, Comerre, Leighton, Blaas, Renoir, Millias, Duveneck, Cassat, Weir, Zorn, Alphonse Mucha, Paul Gaugan, Henri Matisse, Picabia, Gustav Klimt, Hawkins, Magritte, Salvador Dali, Malevich, Merrild, Modigliani, Pablo Picasso
Enfim, chega de apresentações e vamos ao vídeo. Ah sim! Favor deixar o som ligado, pois é fundamental nesta montagem, trata-se simplesmente da Suite de Cello N° 1, Sarabande, de Johann Sebastian Bach.
Comentários
Belas passagens, trilha perfeita.
Uma versão mais curta daria um ótimo comercial.
Moda, Homenagem à mulher etc
Gostei desse mundo daí!
Abs
Jorge Falsfein
Vir a seu blog, abrir uma janela qualquer e sempre sempre, ver-se perante um mimo de arte, seja ela qual for...
Simplesmente magnífico este video! Não o conhecia e encantei-me com tudo: a música perfeita, a sincronia deliciosa entre as imagens que se fundem de uma forma tão viva que em algumas passagens, sente-se a alegria do sorriso, fundindo-se impiedosamente com um ar de tristeza que espera o rosto seguinte... e o olhar? Sim, não tenho medo de dizer, concordando com você, que é mesmo um só olhar que nos percorre em cada uma das mudanças de cena, pincel, cultura, século ou estado de espírito do pintor ou da sua musa. Eis o segredo do artista que traz esta beleza para nós: todas as mulheres numa só. O sonho de uns e o pesadelo de outros, mas no fim, é isso... o olhar de uma mulher ultrapassa os limites do tempo ou de qualquer outra invenção do homem. Ele existe, é nossa alma única, perene e infinita.
Grata.
Você sempre me emociona.
Abraços
Melhor Ainda.
De M para K...