Biblioteca britânica - Download gratuito

Jane Austen
Sobre este assunto de leitores digitais (e-readers) sou da mesma opinião da escritora portuguesa Inês Pedrosa, ou seja, "o livro físico tem o seu charme particular e único: questão de cheiro, textura, portabilidade absoluta, envelhecimento, pregas, manchas", mas para aqueles que já se habituaram com o livro digital, foi divulgada uma boa notícia na semana passada. Segundo matéria do Jornal "Times Online" cerca de 65 mil livros para download serão oferecidos gratuitamente pela Biblioteca britânica.

Alguns clássicos da literatura inglesa do século XIX como obras de Charles Dickens, Jane Austen e Thomas Hardy terão formato compatível com o Kindle da Amazon. As versões digitais dos livros deverão conservar a mesma tipografia e ilustrações das versões originais – muitas delas raras. Um dos exemplos é a obra “Razão e Sensibilidade”, de Jane Austen, publicada em 1881, cujas versões originais custam no mínimo 250 libras. As obras estão sendo digitalizadas desde 2005 pela Microsoft e a previsão é de utilização deste serviço pelos usuários já no primeiro semestre de 2010.

Comentários

Lígia Guedes disse…
Essa, adiei e deixei 'de graça'
para o
Mundo de K,
the best!
Chico disse…
Kovacs, a iniciativa eh fantastica. Imagino e torço para que sejam as versoes integrais de obras classicas, e não como aquelas do Google books, que cortam paginas em virtude dos Direito Autorais.

Grande abraco, Chico
Djabal disse…
Você é sempre muito bem informado, e abolutamente seletivo nas escolhas.
Só resta o agradecimento constante e os votos de longa vida ao blog. Abraços, meu caro.
myra disse…
cultura e mais cultura, isto é teu blog! gosto imensamente me faz recordar meus tempos de "quando era tambem culta"!!!!!
se tiver tempo da uma olhada no blog de Gigi....acho que poderà gostar e relembrar...
beijos
Gerana Damulakis disse…
Eu preciso do livro, pegar o livro, beijar o livro. Mas, a fila anda.
A foto de Jane Austen... 6 romances de primeiríssima. Sou fã.
Kovacs disse…
Lígia, assim vou ficar ainda mais convencido do que já sou. Obrigado de qualquer forma.
Kovacs disse…
Chico, acredito que não ocorram problemas de direitos autorais neste caso já que as obras selecionadas são de domínio público, mas fiquei um pouco incomodado pela preferência dada ao kindle. Vamos aguardar.
Kovacs disse…
Djabal, você que é um amigo gentil e generoso como sempre. Obrigado por prestigiar o blog!
Kovacs disse…
Myra, você já nasceu culta e artista! Ainda ontem estava visitando a sua página profissional (http://www.myralandau.com/) que recomendo aos amigos aqui do Mundo de K. Vou lá checar o seu blog.
Kovacs disse…
Gerana, tenho que confessar que esta postagem nasceu da vontade de publicar a imagem! Com relação a livros concordo com você, eles devem ter cheiro e textura, por mais fetichista que isto pareça.
Anônimo disse…
Parabéns seu blog é o máximo. Não sei quanto tempo passei lendo textos anteriores, não conseguia parar... a cabeça até dói. Realmente esse blog transborda cultura por todos os lados. Queria pedir uma opinião a quem puder/quiser ajudar: quero me iniciar em Philip Roth, mas queria saber quais a obras que são mais conhecidas e quais as que vocês preferem?

Abraços,

Ricardo Assis
myra disse…
bom dia e obrigada de que voce me diz aqui!!!!artista, sim, culta...era!!!beijosssssssss
Kovacs disse…
Caro Ricardo Assis, seja bem-vindo e obrigado pelo elogio. Recomendo que você inicie com "O Animal Agonizante" que já resenhei por aqui (é só clicar na barra lateral, livros comentados).

Outro blog amigo com boas resenhas sobre Philip Roth é o "Barros Bar", consulte em: http://barrosbar.blogspot.com/2008/08/philip-roth-o-complexo-de-portnoy-marca.html
Anny disse…
Kovacs:
Tem pessoas que gostam da nova tecnologia, outras não.
Ainda não conheço, mas quem sabe?
Não penso nisto neste momento e adoro levar meus livros físicos para onde vou.

Uma boa semana!
Beijos.
Anny.
myra disse…
um bom dia para voce, esperando que apareòa outra coisa destas que voce coloca para me lembrar ( := : )de qdo eu era culta, mas sabe quasi todos os escritores que voce tem aqui na tua lista, eu li...
abraços
Kovacs disse…
Anny, você é mais uma partidária do livro tradicional! Estou aguardando algum depoimento a favor do e-book, mas até agora ninguém se pronunciou.
Kovacs disse…
Myra, obrigado pela visita e não adianta esconder, a cultura está refletida no seu trabalho!
Ana R. disse…
Nossa, a Britânica sempre foi desejo de consumo, daqueles caros...Tenho uma tração toda especial por enciclopédias...É bom saber que está ao alcance de todos, apesar da ausência do cheiro e volume...:)
Kovacs disse…
Ana, quanto tempo não passa por aqui! Este site na verdade é da Biblioteca britânica completa e o material para download romances do século XIX para e-reader (kindle). Me lembro da época das Enciclopédias (Barsa, Conhecer, Britânica), mas hoje em dia com o todo poderoso Google ficou uma coisa ultrapassada...
Kovacs disse…
Lígia, não tenho culpa de ser convencido... :)
Brian disse…
opa!
e se tu és amigo da gabriela, curte tarantino e literatura livre, também só pode ser gente boa, não vejo outra denominação.
abraço
Bruno disse…
Também sou da mesma opinião da Inês Pedrosa, mas acho que os e-readers são muito bem-vindos.

Aliás, postei no meu blog trechos da entrevista que o Paulo Herz, dono da Livraria Cultura, concedeu ontem à Folha de S. Paulo. Nela ela fala sobre e-readers, formação de leitores, o meio editorial etc.
Achei bem interessante.

Um abraço.

P.s.- seu blog continua ótimo.
myra disse…
bom dia e obrigada pelo teu comentario!
um grande abraço aqui para este lugar de tanta sabiduria e cultura, e beijos para voce:))
Kovacs disse…
Brian, obrigado e seja muito bem-vindo por aqui! O assunto principal do blog é literatura, mas eventualmente publico alguma coisa sobre cinema.
Kovacs disse…
Bruno, esse é o assunto do mercado editorial do momento, tomara que os livros possam resistir.

O seu perfil do Google está não compartilhado.
Kovacs disse…
Myra, obrigado e já adicionei um link para a sua página PAROLE.
Leila Silva disse…
Que maravilha, eu ainda não tenho um kindle, mas o meu marido tem, vou passar o link para ele e de vez em quando eu posso aproveitar também.
abraço
Kovacs disse…
Leila, o serviço estará disponível para os usuários ainda no primeiro semestre de 2010. Obrigado pela visita e comentário!
Que maravilha essa noticia ! Seu blog como sempre repleto de informações utéis para os amantes da leitura ! Um abraço !
Kovacs disse…
Célia, obrigado pelo comentário gentil e seja bem-vinda.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

As 20 melhores distopias da literatura

As 20 obras mais importantes da literatura francesa