As 10 melhores livrarias do mundo

Lonely Planet

Segundo o site de turismo Lonely Planet, as livrarias são as melhores amigas dos viajantes: elas proporcionam abrigo e diversão durante o mau tempo, são uma fonte confiável de mapas e guias de viagem e frequentemente patrocinam leituras e outros eventos culturais. A relação abaixo foi retirada do guia Lonely Planet’s Best in Travel 2011 e estou apenas resumindo em tradução livre. Vale ressaltar que o critério aqui é mais turístico do que relativo à qualidade e variedade do acervo  de livros. Ver também postagem semelhante do Mundo de K, "As livrarias mais belas do mundo", clicando aqui.

1. City Lights Books, San Francisco, EUA

City Lights Books, San Francisco, EUA

A livraria de Lawrence Ferlinghetti City Lights Books ainda é uma das mais cultuadas quase 60 anos depois de sua criação e tem sido um ponto de encontro para ícones da literatura americana, desde os escritores da geração beat como Jack Kerouac e Allen Ginsberg. Ela é considerada, ainda hoje, um centro da cena cultural vibrante de San Francisco. 

2. El Ateneo, Buenos Aires, Argentina

El Ateneo, Buenos Aires, Argentina

Esta é uma forte concorrente ao título de "a mais bela livraria do mundo", ocupando todo o espaço interno do antigo cine-teatro Gran Splendid de Buenos Aires, a livraria El Ateneo manteve a suntuosa construção original, adicionando os livros. Existe um café construído na área originalmente destinada ao palco. 

3. Livraria Lello, Porto, Portugal

 Livraria Lello, Porto, Portugal

Uma senhora com mais de 100 anos de idade, esta preciosidade da arquitetura art nouveau na cidade do Porto continua sendo uma das livrarias mais deslumbrantes de qualquer estilo. Competindo por atenção com os livros estão as prateleiras neo-góticas com painéis gravados com imagens da literatura portuguesa. A Livraria Lello possui também uma escadaria que é uma atração à parte. 

4. Shakespeare and Company, Paris, França

Shakespeare and Company, Paris, França

Qual o local onde os poetas americanos da geração beat se reuniam para compartilhar cigarros e profundidades quando estavam na Europa? A livraria Shakespeare and Company é claro. Localizada no Quartier Latin, próxima à Catedral de Notrre Dame, foi fundada pelo bibliófilo americano George Whtman em 1951. 

5. Daunt Books, Londres, Inglaterra 

Daunt Books, Londres, Inglaterra

Londres é a cidade-sonho de todo explorador, oferecendo livros de viagem de alta qualidade. A cadeia de livrarias Daunt Books tem a sua primeira e melhor loja em Marylebone (83 Marylebone High St, Chelsea, Holland Park), oferecendo não somente guias e mapas, mas também outras especialidades de biografias à ficção. 

6. Another Country, Berlin, Alemanha

Another Country, Berlin, Alemanha

A curiosa livraria Another Country é especializada em livros de segunda mão em língua inglesa e funciona também como uma biblioteca, você pode pagar pelo livro e devolvê-lo após a leitura para receber o seu dinheiro de volta menos uma taxa de utilização de €1.50. 

7. The Bookworm, Beijing, China

The Bookworm, Beijing, China

A Bookworm faz tudo o que uma boa livraria deveria fazer - que é muito mais do que vender livros. A matriz de Beijing, que originou filiais em Suzhuo e Chengdu, tem desempenhado um importante papel na promoção da literatura local e estrangeira, podendo ser encontrados inclusive livros censurados na própria China. 

8. Selexyz Dominicanen, Maastricht, Holanda

Selexyz Dominicanen, Maastricht, Holanda

Ocupando uma igreja dominicana de 800 anos localizada na cidade medieval de Maastricht na Holanda, que era utilizada como um depósito de bicicletas há pouco tempo atrás,  a Selexyz Dominicanen é o que podemos chamar de uma livraria celestial. 

9. Bookàbar, Roma, Itália 

Bookàbar, Roma, Itália

Parte do centro de expoosições do Palazzo delle Esposizioni em Roma, a Bookàbar foi projetada com um teto curvo e longas prateleiras em um ambiente branco-neve, lembrando uma estação espacial. 

10. Atlantis Books, Santorini, Grécia

Atlantis Books, Santorini, Grécia

Em uma era na qual as livrarias independentes estão sendo trocadas por grandes cadeias e websites, um grupo de universitários americanos e europeus realizou o sonho de abrir uma livraria em uma ilha grega. A Atlantis Book é localizada em um porão chamado de lar pela equipe local, mas também com um paradisíaco terraço onde são promovidos eventos culturais.

Comentários

Alex Zigar disse…
Excelente matéria, K. Realmente são livrarias maravilhosas. Um deleite para os apreciadores de livros.
Será que elas resistirão aos próximos anos? Espero que sim.

Abraços.
nostodoslemos disse…
Kovacs,
Um sonho. Os apreciadores de um bom livro agradecem a permanência de espaços como estes. Sempre, espero.
Ando muito sem tempo para te visitar meu amigo, mas volta e meia venho decantar uma lida. Dessas eu ja estive na City Lights e no Cafe Vesuvio, onde eles enchiam a caneca.

Abraco, Chico
Alexandre Kovacs disse…
Alex, a sobrevivência dessas livrarias prova que, apesar do avanço das Mega Stores e compras pela internet, ainda existe espaço para originalidade e qualidade neste setor.
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, todos nós que lemos e amamos os livros compartilhamos o prazer de passar alguns bons momentos em uma livraria. Não há sistema tecnológico e econômico que acabe com esta prática.
Alexandre Kovacs disse…
Chico, ótimo receber a sua visita! Rapaz aquela postagem que você publicou no seu blog sobre Park Chan-Wook é mesmo impressionante, fiquei de passar por lá depois para ler com mais calma.
Anny disse…
Kovacs:
Um belo presente poder viajar pelas fotos nas 10 melhores Livrarias do mundo. Adoro. Todas têm seu encanto especial, mas aquela celestial é mesmo a que mais me chamou atenção.
Obrigada!

Boa semana.
Anny,
Alexandre Kovacs disse…
Anny, recomendo que você siga os links para as respectivas livrarias para uma visita virtual!
M. disse…
Paraiso na terra. Se não. Sua memória.

Podem ser pequenas. Podem até não ser.

Tenham elas livros.
Alexandre Kovacs disse…
Tilida, seja bem-vinda por aqui, a minha preferida é a oitava: Selexyz Dominicanen, mas você tem toda razão são todas maravilhosas.
Alexandre Kovacs disse…
M., a questão é que nos sentimos bem em qualquer livraria, paraíso na terra, como você bem disse.
São todas maravilhosas, mas nada como olhar uma biblioteca caseira, rs.
Alexandre Kovacs disse…
Caio, você tem toda razão! :)
Unknown disse…
Excelente artigo! Vou partilhar :)
Anônimo disse…
Kovacs, uma boa livraria tem sua sobrevivência garantida ainda por muitos anos. Hoje estive nas duas Da Travessa, a de Ipanema e a do Shopping do Leblon. Parecia que estavam dando livros de graça de tanta gente escolhendo, perguntando, lendo, em constante procura por aquela obra... Fiquei muito impressionada. Mas talvez seja um pouco de badalação também. Porque custei muito a ser atendida, e... quando fui ... à procura de uma edição específica... acabei saindo de mãos vazias e resolvendo o meu problema numa livraria pequenina do Shopping da Gávea, a Timbre. Todas tres, no entanto, muito, muito cheias de gente. Isso é PÓS-NATAL. E no entanto, há ótimas livrarias que não vingam. Exemplo: Argummento de Copacabana. Com aquele mundéu todo de gente morando em Copa... Não, é mesmo muito difícil entender o mercado de varejo. Ótima postagem para a qual volto de vez em quando, veja, lá se foram 2 anos e ainda estou aqui comentando... rs... Isso é sinal de uma boa postagem... Abçs
Alexandre Kovacs disse…
Peregrina /Ladyce, é realmente surpreendente a quantidade de boas livrarias que temos no RJ! A Travessa conseguiu um núnero de filiais (Centro, Ipanema, Shoppings Leblon e Barra) que nem em Nova York conseguiria. Sem falar na Cultura que está chegando agora no RJ e as "menores" como a Timbre que você citou. Acho ótimo porque comprar online com todas as vantagens atuais não se compara a passar alguns momentos em uma boa livraria. Obrigado pelo comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa