Objeto de Desejo
O Outono da Idade Média - Johan Huizinga - Editora Cosac Naify - 656 páginas e 320 ilustrações - Ensaios de Anton van der Lem e Peter Burke - Tradução de Francis Petra Janssen.
Mais um lançamento caprichado da Cosac Naify que, nesta edição em tiragem única de 5 mil exemplares, apresenta aos leitores brasileiros a obra de Johan Huizinga (1872-1945), publicada originalmente em 1919. Esta versão foi traduzida para o português a partir da edição especial holandesa Herfsttij der middeleeuwen de 1997 que acrescentou 320 imagens à edição original, a maior parte delas guardadas em arquivos e bibliotecas de difícil acesso. A ideia central é de que a Idade Média talvez não seja afinal a idade das trevas, como aprendemos a conhecê-la, e de que "não passaria de uma transição, longa e letárgica, entre o brilho da Antiguidade e o do Renascimento".
A Cosac Naify incluiu também uma entrevista com o historiador francês Jacques Le Goff e um ensaio biográfico de Huizinga, escrito pelo historiador britânico Peter Burke para discutir a abordagem do autor ao estilo de vida e pensamento medievais, da forma como foram reproduzidos na cultura, arte e religião nos séculos XIV e XV. Quem estiver procurando um bom presente de Natal, recomendo como uma ótima dica.
Comentários
Abraços, k.
Abração.
mais um abraço