Clássicos - Fender Stratocaster

Guitarras clássicas 

A guitarra Fender Stratocaster é um bom exemplo de design que atende aos requisitos de funcionalidade e estética e, por isso, continua tendo a sua marca associada à criatividade e  sendo o objeto de desejo de dez entre dez novos guitarristas. Projetada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares em 1954, passou por algumas inovações tecnológicas mas manteve o seu desenho básico com pequenas alterações até hoje.

Imortalizada por guitarristas como Buddy Holly, Jimi Hendrix, Jeff Beck, Ritchie Blackmore, Eric Clapton, David GIlmour, Buddy Guy e Stevie Ray Vaughan, para citar somente alguns que se tornaram modelos em assinaturas comemorativas da Fender, o instrumento continua inspirando novas gerações de músicos com estilos tão diversos como o Jazz, Blues, Rock, Country, Soul, World Music e até  mesmo MPB. Uma novidade que a internet permite é assistir algumas aulas (de nível básico a avançado) no site da própria Fender, além de acesso a todos os catálogos.

Tom WheelerO livro ao lado, escrito por Tom Wheeler (ex-editor chefe da Guitar Player) e com introdução de Eric Clapton, foi lançado em 2004 pela editora Hall Leonard em comemoração dos 50 anos da guitarra mais famosa do mundo (ver algumas páginas na amazon aqui). Esta edição é acompanhada por um CD com exemplos famosos de sons tirados da Fender ao longo dos anos. Este livro reconhece que a maior importância da Fender Stratocaster está na música que os guitarristas criaram com ela e inclui depoimentos de artistas sobre seus instrumentos e sua música. Uma justa homenagem a um instrumento que se tornou  símbolo da cultura popular em todo o mundo.

Comentários

Uma bela duma guitarra, mas pra mim ainda fica atrás da Gibson Les Paul, mesmo porque meus dedos já tocaram uma Gibson, enquanto a Fender continua coisa de olhos apenas, rs.
Alexandre Kovacs disse…
Caio, acho que ficará satisfeito então com a última postagem sobre a Gibson Les Paul!

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa