Saul Bellow - Henderson, o Rei da Chuva

Companhia das Letras Coleção Nobel
Saul Bellow - Henderson, o Rei da Chuva - 456 páginas - Editora Companhia das Letras - Tradução de José Geraldo Couto - Coleção Prêmio Nobel - Lançamento 2011 (leia aqui um trecho em pdf disponibilizado pela editora).

A Companhia das Letras lançou no ano passado, em comemoração aos 25 anos da editora, uma coleção composta por doze autores do seu catálogo que receberam o Prêmio Nobel de literatura. Cada volume com acabamento de capa dura e revestimento de tecido além de tiragem única de 3 mil exemplares, sem reimpressões. Projeto gráfico de Raul Loureiro e Claudia Warrak.

Lançado originalmente em 1959, Henderson, o Rei da Chuva é o quinto romance de Saul Bellow (1915-2005), um dos mais importantes escritores norte-americanos do século XX e que recebeu o prêmio Nobel em 1976. O protagonista deste romance, Eugene Henderson, é um personagem raro e rico em contrastes, uma personalidade ao mesmo tempo truculenta e sensível, ex-combatente condecorado da Segunda Guerra, sobrevivente de dois casamentos e vários filhos, herdeiro de uma grande fortuna, mas que não se importa de fazer todo o trabalho pesado de sua fazenda de criação de porcos. Henderson decide partir para a África em plena crise existencial de meia-idade em busca de um novo sentido para sua vida.

A narrativa em primeira pessoa de Bellow é um caso à parte, um texto direto e sempre bem-humorado, é impossível não simpatizar com Eugene Henderson no decorrer de suas aventuras, nem sempre politicamente corretas (principalmente considerando o ano de 1959) com os Arnewi e Wariri, dois povos de culturas opostas, lutando pela sobrevivência no ambiente hostil e sem água de localidades remotas do interior da África.

Outros títulos da Coleção Prêmio Nobel:

40 Novelas - Luigi Pirandello
Amada - Toni Morrison
Amor de Novo - Doris Lessing
O Ano da Morte de Ricardo Reis - José Saramago
Uma Curva No Rio - V. S. Naipaul
Desonra - J. M. Coetzee
Jovens de um Novo Tempo Despertai! - Kenzaburo Oe
A Morte de Matusalém - E Outros Contos - Isaac Bashevis Singer
Neve - Orhan Pamuk
Noites das Mil e Uma Noites - Naguib Mahfouz
Ossos de Sépia - Eugenio Montale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura