Julian Barnes - O sentido de um fim

Literatura inglesa
Julian Barnes - O sentido de um fim - Editora Rocco - 160 páginas - Tradução de Léa Viveiros de Castro - Lançamento 2012.

O inglês Julian Barnes foi o vencedor do Booker Prize 2011 com este ótimo romance em que aborda como a nossa memória pode ser seletiva ou mesmo repleta de distorções ao longo da vida. De uma forma mais ampla, Barnes faz um paralelo com a história quando cita que: "história é aquela certeza fabricada no instante em que as imperfeições da memória se encontram com as falhas de documentação" ou ainda que "a história é a mentira dos vencedores", mais especificamente, no caso deste livro, "a ilusão dos perdedores". Não é a primeira vez que Barnes lida com a mistura de história e ficção em sua carreira, como por exemplo em "O Papagaio de Flaubert"  de 1984.

Neste romance, Tony Webster é um protagonista e narrador nada "confiável", em idade bastante avançada ele é confrontado com o seu passado quando uma inesperada herança faz com que tenha que encontrar novamente a primeira namorada e relembrar a morte de um amigo de adolescência que se suicidou muito jovem. A lembrança que Webster tem desta época é totalmente unilateral e ele vai descobrindo aos poucos, juntamente com o surpreso leitor, o quanto errou com as pessoas e influiu no desfecho trágico dos ex-amigos.

Julian Barnes escreve com muita leveza e inteligência, separando aos poucos os fatos verdadeiros daqueles reconstruídos ou distorcidos pela memória viciada do protagonista. A trama do romance é extremamente simples, mas a maneira como Julian Barnes desenvolve a narrativa é criativa e envolvente, um romance que se lê muito rapidamente e com prazer e também onde nada é o que parece de início.

Comentários

Natasha Tinet disse…
Gosto muito de temáticas sobre memória, suas invenções e fatos. Não conheço Julian Barnes, mas vou procurar conhecer...
Alexandre Kovacs disse…
Natasha, é um livro que "se lê de uma só vez" como costumamos dizer, muito bem recomendado.
pedro disse…
Adorei, é mesmo muito bom.
http://pedrices.blogs.sapo.pt/30891.html?thread=21419
Alexandre Kovacs disse…
Pedro, muito boa a sua resenha. Obrigado pela visita.
nostodoslemos disse…
Kovacs,
É um desafio minha meta de redução de consumo literário em oposição a minhas vindas ao Mundo de K, onde você se supera a cada dia com as melhores dicas de autores e obras lançadas. É uma conta que teima em não fechar. Quase impossível não te visitar, aguça a curiosidade sempre.
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, obrigado pela gentileza! Fico feliz com este retorno e de ajudá-la a não alcançar esta meta de redução de consumo!
Tiago M. Franco disse…
É sem dúvida uma excelente obra. Com este livro Barnes prova que um livro pequeno pode ser uma grande obra.
Alexandre Kovacs disse…
Tiago, concordo com você: é mesmo um pequeno grande livro!
Olsen disse…
Escolher uma identidade
Alexandre Kovacs disse…
Isso mesmo Olsen, ou até mesmo muitas identidades dependendo do contexto.

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa