Vencedores do Concurso de Microfotografia NIKON Small World 2017

Aranha

A foto acima lembra uma produção classe B de filmes de terror, mas na verdade levou o prêmio de menção honrosa no concurso de microfotografia NIKON - Small World 2017, trata-se da ampliação de uma aranha feita pelo Departamento de Fotografia da Universidade de Marmara na Turquia. Esta premiação convida fotógrafos e cientistas de todo o mundo a enviar imagens de um universo paralelo e desconhecido, visível apenas ao microscópio. As fotos, apesar do interesse e importância para a área de ciências, podem ser apreciadas também simplesmente pela sua beleza plástica, mesmo no caso de uma aranha de múltiplos olhos!

Verme

Já a imagem acima, quarto lugar na competição, bem poderia ilustrar um livro sobre criaturas do fundo do mar mas é, na verdade, uma ampliação de 200 vezes de uma cabeça de Taenia solium, um verme platelminto, parasita que pode chegar a 13 metros e se hospeda no intestino dos vertebrados. Produção do Instituto de Tecnologia de Rochester nos EUA. Não é assustador que o universo tenha uma estrutura tão complexa e invisível, um modelo de organização em meio ao aparente caos do nosso cotidiano?

axônios

Um lindo buquê de flores que são realmente axônios individualmente rotulados em um gânglio ciliar (seja lá o que isso for) de um embrião de galinha. A imagem foi feita com uma técnica de rotulagem chamada "brainbow", com aumento de 30 vezes. Foto de Ryo Egawa, Nagoya, Japão. Este ano foram recebidas pela organização mais de 2.000 inscrições de 88 países. Para conhecer todos os vencedores desta 43° edição do evento clique aqui.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

André de Leones - Eufrates

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

Mia Couto - Sombras da Água

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

Exposição Myra Landau

As 20 melhores distopias da literatura