Tianjin Binhai Library, a mais nova biblioteca da China

Arquitetura
Foto de Ossip Van Duivenbode 

Difícil acreditar que não se trata de um cenário virtual para algum filme de ficção científica, mas a Tianjin Binhai Library, projetada pelo escritório de arquitetura holandês MVRDV e pelo Tianjin Urban Planning and Design Institute (TUPDI), é real e acaba de ser inaugurada na China. A biblioteca é parte de um projeto maior que criará um distrito cultural para a cidade de Tianjin. Um belo exemplo de como investir o dinheiro público não acham?

Arquitetura
Foto de Ossip Van Duivenbode 

A biblioteca-catedral, se é que podemos chamar assim, tem capacidade para até 1,2 milhão de livros, localizados em varandas internas de curvas futuristas que revestem a totalidade do interior da edificação, funcionando como escadas e assentos. No centro, uma enorme esfera abriga em seu interior um auditório e reflete as prateleiras ao redor. Conheçam mais detalhes do projeto nos sites de arquitetura Arch DailyMy Modern Met, designboom ou na página do escritório MVRD, projetista deste espaço mágico e curvilíneo.

Arquitetura
Foto de Ossip Van Duivenbode 

A construção tem área superior a 30.000 metros quadrados e oferece uma variedade de instalações educacionais em cinco níveis. O nível subterrâneo é dotado com espaços de serviço, armazenamento de livros e um grande arquivo, enquanto que, no térreo, existem áreas de leitura para crianças e idosos, a entrada principal e acesso ao complexo cultural, o auditório e terraços nos pisos superiores. Os dois primeiros andares consistem em salas de leitura, livros e salas de estar, enquanto os dois últimos incluem salas de reuniões, escritórios, salas de informática e salas de áudio.

Arquitetura
Foto de Ossip Van Duivenbode 
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

André de Leones - Eufrates

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

Mia Couto - Sombras da Água

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

Exposição Myra Landau

As 20 melhores distopias da literatura